29 de novembro de 2011

{Aventuras por aí} São Paulo

Sabe aquela história de lista de 1000 lugares para conhecer antes de morrer??? Eu não tenho uma lista dessas, mesmo porque, se tivesse, a minha teria muito mais do que 1000 lugares, mas há tempos eu estava doida para conhecer 2 cafés em São Paulo e, em uma viagem rápida de fim de semana, tive a oportunidade de visitá-los...

Um deles é a Pâtisserie Douce France, do premiado chef francês Fabrice Le Nud. Uma charmosa confeitaria localizada nos Jardins. O local, com estilo francês, lembra muito os cafés parisienses. A vitrine de doces é fantástica! A vontade é de experimentar todos, mas como o preçinho não é nada “simpático”, é preciso escolher um deles. Optei pelo Mil-folhas (especialidade da casa) e o Desiré (um doce com várias camadas de chocolate de diferentes texturas). Ambos divinos!
Consegui tirar algumas fotos do local, mas na hora da foto da sobremesa, a máquina ficou sem bateria (Lei de Murphy????). Por isso, acabei buscando as imagens na internet.

Fonte: Revista Época (Desiré) e Pâtisserie Douce France /site (Mil Folhas)

O outro local visitado foi o Lá da Venda, da chef Heloisa Bacellar. Um lugarzinho surpreendente, descontraído, uma mistura de lojinha e café cheio de estilo. A cara da Vila Madalena. Além de comer as delícias, você pode comprar os “badulaques” que ficam expostos na venda, que vão desde um simples guardanapo até panelas, tapetes, louças, etc...


Posso falar que o pão de queijo de lá é o melhor que já comi na vida! È diferente de qualquer outro e o bom é que dá para comprar congelado e levar para casa! Como sobremesa, experimentei a torta de peras e amêndoas servidas com sorvete artesanal de baunilha que era per-fei-ta!!! Preciso falar mais alguma coisa????



Se você tem ou não tem uma lista de lugares para conhecer antes de morrer não importa! Fica a minha dica aqui desses 2 lugares fabulosos!!!


23 de novembro de 2011

Muffim Floresta Negra



Sabe quando bate aquela vontade louca de comer alguma coisa??????? Isso acontece com frequência comigo, (rsrsrs) mas nem sempre eu tenho tempo, disposição ou ingredientes disponíveis para satisfazer os meus desejos malucos por comida!

Outro dia, a vontade era de comer Bolo Floresta Negra. A combinação chocolate+cereja+chantilly não saía da minha cabeça. Ao mesmo tempo, não queria fazer um bolo grande, pois como eu conheço bem o meu “auto-controle”, eu comeria o bolo inteiro em 2 dias!! Não...não era o caso. Uma fatia e já ficaria feliz.

Então, decidi fazer uma versão menor e mais rápida em formato de muffim. Assei a massa de chocolate em forminhas individuais, cobri com uma ganache de chocolate e dei o toque “floresta negra” com a decoração de chantilly e cereja. E posso dizer que a minha versão simplificada me deixou bem feliz no momento....ou até o próximo desejo pelo menos....J



RECEITA
Muffim Floresta Negra
A receita da massa é do livro “Cupcakes – Ed Larousse” (Cupcake de Brigadeiro), mas você pode usar qualquer receita de bolo de chocolate de sua preferência.

Ingredientes:
Fiz metade da receita de massa abaixo – Rendimento 6 muffins

Massa
100g de farinha de trigo
20g de cacau em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
100g de açúcar
2 ovos
90g de manteiga sem sal derretida
90ml de leite integral
60g de chocolate meio-amargo picado

Ganache
100ml de creme de leite fresco
100g de chocolate meio-amargo

Chantilly
70ml de creme de leite fresco (gelado)
1 colher (sopa) de açúcar refinado

Preparo:
Massa
Pré aqueça o forno a 180°C.
Misture a farinha, o cacau em pó e o fermento. Reserve
Em outro recipiente, misture o açúcar, os ovos, a manteiga derretida e o leite.
Junte as duas misturas e mexa até a massa ficar homogênea. Acrescente o chocolate picado e mexa.
Divida a massa em forminhas e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até o teste do palito sair limpo.

Ganache
Pique o chocolate finamente.
Ferva o creme de leite e junte ao chocolate picado. Mexa até a mistura ficar homogênea.

Chantilly
Na batedeira, bater o creme de leite com o açúcar até a consistência de chantilly (cuidado para não passar do ponto, pois o chantilly pode virar manteiga!).
Coloque no saco de confeitar  e reserve - usei bico pitanga médio

Montagem
Mergulhe a parte de cima dos bolinhos na ganache (ou se preferir utilize uma espátula).
Decore com o chantilly e coloque uma cereja.
Coloquei umas raspinhas de chocolate em cima (opcional)

17 de novembro de 2011

Madeleines


“...pequena concha de bolo, tão generosamente sensual sob a piedade dos seus sulcos severos”
(Marcel Proust – sobre as Madeleines)


Madeleines são pequenos bolinhos típicos franceses, aromatizados com laranja ou limão, bem fofinhos e fáceis de fazer. Até aí tudo perfeito, não fosse o detalhe de que esses bolinhos devem ser assados em uma forma com formato de concha, pois aí é que mora o “problema”.
Há séculos estou em busca das famosas formas de concha para madeleines, pois aqui são um pouco difíceis de encontrar. Claro que eu poderia improvisar usando qualquer outra pequena forma, mas quando o assunto está relacionado aos “clássicos da confeitaria”, gosto de seguir à risca a receita.

Eis que um dia, navegando por um site de utensílios de cozinha, me deparo com as famosas forminhas. Comprei correndo e depois de alguns dias aflita esperando a tal forma chegar, eis que chegaram na última segunda feira. Não poderia ser em um dia melhor: véspera de feriado, chuvinha caindo, marido em casa e uma tarde perfeita para a estréia das minhas madeleines.....ahhhh madeleines....  




RECEITA
Madeleines
Receita adaptada do IGA (Instituto de Gastronomia)

Ingredientes:
4 ovos
170g de açúcar refinado
1 limão (raspas) – usei 1 laranja
180g de farinha de trigo
5g de fermento em pó químico
1 pitada de sal
200g de manteiga sem sal
10g de mel – usei 1 colher de sopa
RENDIMENTO - aproximadamente 45 unidades

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Untar com manteiga e enfarinhar forminhas de madeleines Bater os ovos com o açúcar até branquear. Perfumar com as raspas de laranja (ou limão). Peneirar a farinha com o fermento e o sal e juntar à preparação anterior.
Adicionar a manteiga derretida e por último o mel.
Colocar a massa em um saco de confeitar (sem bico). A massa é um pouco líquida. Cortar a ponta do saco com uma tesoura e encher as forminhas até 2/3 de sua capacidade.
Levar ao forno por 12 a 15 minutos ou até dourarem e o teste do palito sair limpo.



10 de novembro de 2011

Bolinho de Banana Caramelizada e Amêndoas



 Eu sou assim, às vezes, quando vejo uma receita, tenho vontade de testá-la, mas, não sei porque, ela acaba caindo no esquecimento, para ser resgatada da minha memória meses depois. Por outro lado, algumas receitas despertam em mim aquele senso de urgência, do tipo: “Preciso testar essa receita agora!!!!”. Enfim, não tem explicação...

Um desses “momentos de urgência” ocorreu quando, ao assistir o programa Cozinha Caseira (Canal Bem Simples), vi esse “Muffim de Banana Caramelizada e Nozes”. Anotei a receita, corri para a dispensa para conferir se tinha todos os ingredientes, que, para a minha surpresa, estavam todos lá exceto as nozes. Como não podia conter a minha ansiedade, substituí as nozes por amêndoas e testei naquela tarde mesmo!

Em vez de muffins com cobertura de merengue, fiz bolinhos simples para tomar com café.
Com algumas modificações, mas sem alterar muito a idéia do bolo, segue a minha versão.



RECEITA
Bolinho de Banana Caramelizada e Amêndoas

* Fiz metade da receita abaixo e rendeu 5 forminhas de 10 cm de diâmetro

Ingredientes:
Banana Caramelizada
3 bananas nanicas bem maduras
50g de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga

Massa
4 ovos
300g de açúcar
120ml de óleo de milho
120ml de leite
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
240g de farinha de trigo
100g de amêndoas sem pele picadas grosseiramente (ou nozes)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:
Banana Caramelizada
Cortar a banana em rodelas e levar ao fogo com a manteiga e açúcar até caramelizar. Reservar

Massa
Pré-aqueça o forno a 180°C. Untar com manteiga e farinha a forma que será usada.
Bater os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo. Acrescentar o óleo em fio com a batedeira ligada. Juntar o leite, a baunilha e a canela. Bater. Em velocidade baixa, acrescentar a farinha em colheradas e aos poucos. Juntar o fermento, as nozes e a banana e bater rapidamente. Despeje a massa na forma (ou em forminhas de muffins) e asse por 20 a 30 minutos ou até o teste do palito sair limpo.



4 de novembro de 2011

Sopa de Lentilhas e Batata


Adoro friozinho…e tudo o que combina com ele: chocolate quente, chá, casaco, vinho, edredom, bota, cachecol....e também sopa!!!
Sim, eu sei que o inverno já foi e que estamos na primavera, mas é que, nesses últimos dias, as noites tem sido tão fresquinhas onde moro, com um ventinho gelado constante, que a idéia de fazer uma sopa não saía da minha cabeça.

Sopa é um prato rápido de fazer, prático, nutritivo e reconfortante. Quando estou com tempo sobrando (coisa rara ultimamente), faço algo mais elaborado e caprichado. Quando estou com pressa, pego o que tiver de legumes na geladeira, pico sem me preocupar com tamanhos, jogo tudo na panela e, pouco tempo depois, tenho uma bela e deliciosa refeição.
 
A receita da vez é uma delícia de sopa da chef Rita Lobo. Fiz algumas pequenas variações nas medidas e troquei o coentro por salsa, mas não dispense o cominho e o limão, pois, segundo ela, são indispensáveis nesta receita (e são mesmo!)
E nem precisa de muito frio, tá!? A sopa é tão levinha, que cairia bem em qualquer dia um pouco mais quente!



RECEITA
Sopa de Lentilhas e Batata
Adaptada do livro “Panelinha – Receitas que Funcionam” – Rita Lobo


Ingredientes:
250 g de lentilhas
1,250 l de água
1 cebola média
1 batata média – usei 5 pequenas
2 dentes de alho
Coentro fresco a gosto – usei salsa
1/2 colher (chá) de cominho em pó
2 colheres (sopa) de suco de limão – usei ½ limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto


Modo de Preparo:
Descasque as batatas e corte em cubos (cerca de 2 cm). Reserve em uma tigela com água.  
Pique a cebola e o alho finamente e refogue no azeite. Junte a batata, a lentilha e a água. Tempere com sal, pimenta do reino e cominho. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar até que a lentilha e as batatas estejam macias. Quando pronta, bata 1/3 da sopa no liquidificador e depois volte o creme na panela com o restante da sopa. Junte a salsa picada e ferva mais uns 5 minutos. Desligue e coloque o suco do limão. Está pronta.

1 de novembro de 2011

Bolo Cufa (ou Cuca) de Maçã


Dias atrás eu estava precisando de um bolinho rápido e fácil de fazer, mas que causasse uma boa impressão aos olhos e ao paladar.
Saí à caça do tal bolo em meus livros de culinária, mas nada me chamava a atenção. Pulando de livro em livro, caí no livrinho mais amado do momento: o “Perfect Baking” (já postei receita dele aqui e aqui) e encontrei uma receitinha que tinha tudo o que eu buscava. Ficou uma delícia.

Se quiser algo mais prático ainda, não faça a farofa (Cufa) e transforme o bolo em apenas “Bolo de Maçã”. Espalhe as maçãs sobre a massa e salpique um pouco de açucar e canela. Ficará ótimo também.



RECEITA
Bolo Cufa de Maçã
Receita adaptada do livro “Perfect Baking”

Ingredientes:
Massa
115 g de manteiga sem sal
450g de maçã – usei 2 maçãs Fuji
175g de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
115g de açúcar mascavo claro – usei 150g de açucar comum refinado
2 ovos
50ml de leite
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Açúcar de confeiteiro para decorar – opcional

Farofa (Cufa)
115g de farinha de trigo
6 colheres de sopa de manteiga gelada
85g de açúcar mascavo claro - usei açúcar comum refinado
1 pitada de canela em pó

Preparo:
Farofa (Cufa)
Coloque a farinha, o açúcar e a canela dentro de uma tigela. Junte a manteiga e usando as pontas dos dedos dissolva a manteiga até que a misture fique com a textura de uma areia grossa e úmida. Separe.

Massa
Pré-aqueça o forno a 180°C..
Unte com manteiga e farinha uma forma de buraco de aproximadamente 20cm de diâmetro.
Descasque e corte as maçãs em fatias de mais ou menos 0,5 cm e reserve (para que a maçã não fique escura, deixe mergulhada em uma tigela com água e limão espremido)
Peneire a farinha, a canela, o fermento e o sal em uma tigela e separe. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até que a mistura esteja fofa e clara. Junte os ovos um a um. Quando bem misturados, adicione a farinha aos pouco e sempre batendo. Vá alternando com o leite.
Despeje a massa na forma. Escorra as maçãs da água e espalhe sobre a massa começando pelo centro. Espalhe a farofa em cima. Leve ao forno por aproximadamente 1 hora ou até que esteja dourado e o teste do palito saia limpo.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro.