31 de janeiro de 2012

Bolo de Pera e Chocolate



Semana passada, me deu uma vontade incontrolável de comer esse bolo! 
Não sei se era a chuva, o friozinho, a combinação de ingredientes, a calda de chocolate x TPM, ou tudo isso junto!!!! Só sei que decidi fazer o bolo e saí debaixo de chuva para comprar as peras, porque embora tivesse todos os ingredientes, faltava a estrela principal.
Fiz uma adaptação, pois a receita pede peras em conserva. Nem sei se existem peras em conserva para comprar por aqui, de qualquer forma, preferi fazer minhas próprias peras cozidas em calda de açúcar.

A receita é da amada Nigella Lawson. Não sei por quê demorei tanto para testar essa receita, já que tenho este livro há bastante tempo. Mas uma coisa posso dizer: o bolo já virou um dos meus preferidos.
  



RECEITA
Bolo de Pera e Chocolate
Receita adaptada do livro “Nigella Express”

Ingredientes:
Calda de Peras
2 peras tipo Willians – usar as mais firmes (não muito maduras)
1 l de água
1 xícara de açúcar refinado 
(A receita original usa 2 latas de peras em conserva com 415g cada)

Massa
125g de farinha de trigo
25g de cacau em pó
125g de açúcar – usei 150g
150g de manteiga amolecida, mais um pouco para untar
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos
2 colheres (chá) de essência de baunilha

Calda de chocolate
100g de chocolate meio amargo
100ml de creme de leite fresco

Preparo
Descascar as peras e cortar em 8 partes iguais. Cozinhar na mistura de água e açúcar por aproximadamente 15 minutos. Retirar da calda e deixar esfriar.
Pré-aqueçer o forno a 200°C. Untar uma forma de 22 cm.
Arrumar as peras no fundo da assadeira de forma desejada - eu fiz em círculo
Coloque todos os ingredientes restantes no processador (ou batedeira) e bata até que fique uma massa de consistência macia.
Espalhe a massa sobre as peras e asse por 30 minutos ou até o teste do palito sair limpo – o meu demorou 45 minutos
Sirva com calda quente de chocolate.

Calda de Chocolate
Picar o chocolate em pedaços bem pequenos. Ferver o creme de leite e adicionar ao chocolate picado. Mexer bem até o chocolate derreter e a mistura ficar homogênea.
Se o chocolate não derreter por completo, leve a mistura ao microondas por 30-40 segundos na potência média.



25 de janeiro de 2012

Croque Monsieur com Champignons

O Croque Monsieur é um sanduíche típico francês, criado em 1910 e de origem desconhecida. Lembra o nosso famoso tostex, só que é mais elegante...ou très chic,digamos assim. 
Por ser fácil de fazer, é a salvação aqui em casa nos dias em que não estou com tempo de cozinhar, sem abrir mão de uma refeição saborosa. Se acompanhado de uma saladinha, você terá uma refeição completa.


A receita original não leva champignons e é feita apenas com o molho branco comum. Esta versão foi apresentada pelo chef Claude Troisgros, no programa "Que Marravilha", no ano passado. Já a fiz várias vezes e é sempre um sucesso!
O Croque Monsieur servido com ovo frito ou poche em cima é conhecido como Croque Madame, mas ainda não experimentei esta variação...



RECEITA
Croque Monsieur com Champignons
Adaptada do programa "Que Marravilha" do canal GNT

Ingredientes:
Champignons
4 shiitakes grandes fatiados

8 cogumelos paris fatiados
1 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga

Molho branco (*)
30g de manteiga
30g de farinha de trigo
375ml de leite
Noz moscada à gosto
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
(*) ou faça o molho branco de sua preferência

Croque Monsieur
8 fatias de pão de forma

400g de molho branco
4 fatias de  presunto – usei peito de peru
4 fatias de queijo gruyère – usei queijo prato
200g de queijo gruyère ralado - pode ser substituído por parmesão


Preparo:
Corte os cogumelos em fatias grossas. Ponha manteiga na frigideira, coloque a cebola roxa picada e acrescente os cogumelos. Quando estiverem dourados, tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
Em outra panela, ponha manteiga e deixe derreter. Adicione farinha de trigo e misture. Vá acrescentando o leite quente e mexendo (de preferência com um batedor de arame para não empelotar). Coloque o sal e pimenta do reino. Rale um pouco de noz moscada em cima e mexa. Junte os cogumelos tostados ao molho e misture novamente. Reserve.

Montagem:
Passe manteiga em um lado do pão de forma e toste na frigideira dos dois lados.
Em uma forma que possa ser levada ao forno, unte com um pouquinho do molho branco (bem pouco).
Faça uma camada de pão deixando o lado que passou a manteiga para cima. Espalhe o molho e coloque uma camada de presunto e uma de queijo gruyère. Cubra com o restante das fatias de pão, deixando novamente a parte que passou a manteiga para cima. Espalhe o restante do molho branco e adicione bastante queijo gruyère ralado.
Leve ao forno pré-aquecido por 10-15 minutos ou até gratinar. Retire e sirva.



18 de janeiro de 2012

Mousse de Chocolate Amargo e Cointreau



Para mim, não é nenhum problema passar horas e horas na cozinha preparando alguma refeição, um prato especial ou uma sobremesa. Pelo contrário, isso me renova e me deixa muito feliz!  Mas é claro que, às vezes, não estou com tanta disposição ou tempo para isso. Nesses dias, as receitas práticas, mas não menos saborosas, me atraem.

Esta receita de mousse é perfeita para os dias em que preciso de algo rápido e que cause uma boa impressão aos olhos e ao paladar.
Caso queira deixá-la ainda mais fácil, substitua a laranja cristalizada por raspinhas de laranja.


RECEITA
Mousse de Chocolate Amargo e Cointreau

Ingredientes:
Mousse de chocolate
150g de chocolate amargo – usei 70% cacau da Callebaut
200ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) açúcar refinado
2 colheres (sopa) Cointreau

Ganache de Cointreau
90g de chocolate branco
40g de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de Cointreau

Laranja Cristalizada
1 laranja – usei pêra
½ xícara de açúcar refinado
½ xícara de água


Preparo:
Mousse de chocolate
Derreta o chocolate com 120ml de creme de leite em banho-maria. Bata a mistura na batedeira para ficar levemente cremosa (aproximadamente 5 minutos). Reserve para esfriar.
Bata o restante do creme de leite (80ml) com o açúcar até o ponto de chantilly. Misture com o auxílio de uma espátula e em movimentos leves o chantilly batido ao creme de chocolate. Leve à geladeira.

Ganache de Cointreau
Derreta o chocolate e o creme de leite em banho-maria. Quando esfriar acrescente o Cointreau e misture bem. Reserve.

Laranja Cristalizada
Descasque a laranja e corte a casca em tiras finas (usei uma tesoura para cortar, acho mais fácil). Ferva as cascas em água por aproximadamente 2 minutos. Esse processo é necessário para deixar a casca menos amarga. Retire da água e reserve.
Em outra panela junte a medida da receita de água e açucar e leve ao fogo até formar um caramelo bem claro. Neste estágio, coloque as cascas de laranja no caramelo e retire imediatamente com a ajuda de um garfo. Espalhe as cascas sobre uma folha de papel manteiga para secar. (Muito cuidado com as mãos ao manusear o caramelo quente!!!).

Montagem
No fundo da taça coloque a ganache de Cointreau (não muito porque é mais doce).
Sobre a ganache coloque a mousse de chocolate. Eu usei um saco de confeitar e bico pitanga médio.
E para decoração use a laranja cristalizada, ou se preferir, apenas as raspas de uma laranja.

Rendimento: 6 taças




13 de janeiro de 2012

Salmão com molho de limão siciliano e cebolas roxas



Eu adoro peixe, mas confesso que como menos do que gostaria ou deveria. Não sei nem por quê. Além de ser mega saudável, peixe é uma carne que cozinha rapidamente e é muito versátil. Você pode fazer um mesmo peixe de inúmeras maneiras e sempre terá um prato diferente. 

Sendo assim, acabo de incluir na minha lista de “promessas” de 2012 mais um item: comer mais peixe!!

E não será apenas uma promessa, pois o ano mal começou e já saiu aqui da cozinha um delicioso salmão. A receita é minha mesmo, daquelas inventadas com o que está disponível em casa no momento, e na minha geladeira tinha limão, manteiga e cebolas roxas. Achei que seria uma combinação perfeita...e foi mesmo!




RECEITA
Salmão com Molho de Limão Siciliano e Cebolas Roxas

Ingredientes:
6 filés ou postas de salmão
1 limão siciliano
2 cebolas roxas em fatias finas
50g de manteiga
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Folhas de orégano fresco

Preparo:
Pré-aqueçer o forno a 180°C.
Lavar os filés em água corrente e secar com papel toalha. Temperar com sal, pimenta do reino e as raspas do limão siciliano.
Fritar as cebolas no azeite e quando estiverem amolecidas e transparentes, juntar o suco do limão, a manteiga e as folhas de orégano fresco. Misturar até a manteiga derreter. Temperar com sal e pimenta a gosto.
Em um recipiente que possa ir ao forno, fazer uma camada do refogado de cebolas. Coloque por cima os filés de salmão (se estiverem com a pele deixe-as para cima.). Regar com azeite.
Levar ao forno coberto com papel alumínio por aproximadamente 20 minutos ou até os filés ficarem cozidos. Retire a pele antes de servir. Basta puxar. Ela sai com facilidade.



10 de janeiro de 2012

Gâteau aux Noix (Bolo de Nozes)


Esta semana o ano realmente começou para mim. Depois de tanta festança e correria, tirei uns merecidos dias para colocar a vida em ordem (e descansar também porque ninguém é de ferro né?). 
O marido estava de férias e engatamos em uma arrumação louca da casa: organizar gavetas, papeladas, pendurar quadros, instalar coisas, finalizar outras, limpeza, enfim, uma organização geral tão necessária quanto inspiradora para o início do novo ano. Agora sim me sinto pronta recomeçar!


A idéia era postar uma outra receita hoje, mas quando acordei e vi este dia de chuva delicioso, mudei de planos e resolvi fazer um bolo que há tempos queria testar. È um bolo simples, mas que combina perfeitamente com uma xícara de chá ou café e uma chuvinha caindo lá fora. Na minha última viagem à França, comprei alguns postais com receitas clássicas francesas e, desde então, ensaio para testá-las. Hoje, finalmente, uma delas saiu do mural da minha cozinha para o blog.  




 RECEITA
Gâteau aux Noix (Bolo de Nozes)

Ingredientes:
200g de farinha de trigo
200g de nozes moídas - reserve algumas inteiras para decorar
150g de açúcar refinado
100g de manteiga sem sal
3 ovos
60ml de leite – não vai na receita, mas eu coloquei
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher (sopa) rasa de fermento químico
1 pitada de sal

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Untar com manteiga e enfarinhar a forma desejada (usei uma de bolo inglês de tamanho 25x12)
Derreta a manteiga em banho-maria ou no microondas e reserve até esfriar. Bata os ovos com o açúcar até a mistura ficar esbranquiçada. Junte a manteiga derretida e a baunilha. Misture bem. Incorporar a farinha, as nozes, o fermento e o sal e mexa até a mistura ficar homogênea. Coloque na forma, decore com nozes inteiras (opcional) e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até o teste do palito sair limpo.