18 de janeiro de 2012

Mousse de Chocolate Amargo e Cointreau



Para mim, não é nenhum problema passar horas e horas na cozinha preparando alguma refeição, um prato especial ou uma sobremesa. Pelo contrário, isso me renova e me deixa muito feliz!  Mas é claro que, às vezes, não estou com tanta disposição ou tempo para isso. Nesses dias, as receitas práticas, mas não menos saborosas, me atraem.

Esta receita de mousse é perfeita para os dias em que preciso de algo rápido e que cause uma boa impressão aos olhos e ao paladar.
Caso queira deixá-la ainda mais fácil, substitua a laranja cristalizada por raspinhas de laranja.


RECEITA
Mousse de Chocolate Amargo e Cointreau

Ingredientes:
Mousse de chocolate
150g de chocolate amargo – usei 70% cacau da Callebaut
200ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) açúcar refinado
2 colheres (sopa) Cointreau

Ganache de Cointreau
90g de chocolate branco
40g de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de Cointreau

Laranja Cristalizada
1 laranja – usei pêra
½ xícara de açúcar refinado
½ xícara de água


Preparo:
Mousse de chocolate
Derreta o chocolate com 120ml de creme de leite em banho-maria. Bata a mistura na batedeira para ficar levemente cremosa (aproximadamente 5 minutos). Reserve para esfriar.
Bata o restante do creme de leite (80ml) com o açúcar até o ponto de chantilly. Misture com o auxílio de uma espátula e em movimentos leves o chantilly batido ao creme de chocolate. Leve à geladeira.

Ganache de Cointreau
Derreta o chocolate e o creme de leite em banho-maria. Quando esfriar acrescente o Cointreau e misture bem. Reserve.

Laranja Cristalizada
Descasque a laranja e corte a casca em tiras finas (usei uma tesoura para cortar, acho mais fácil). Ferva as cascas em água por aproximadamente 2 minutos. Esse processo é necessário para deixar a casca menos amarga. Retire da água e reserve.
Em outra panela junte a medida da receita de água e açucar e leve ao fogo até formar um caramelo bem claro. Neste estágio, coloque as cascas de laranja no caramelo e retire imediatamente com a ajuda de um garfo. Espalhe as cascas sobre uma folha de papel manteiga para secar. (Muito cuidado com as mãos ao manusear o caramelo quente!!!).

Montagem
No fundo da taça coloque a ganache de Cointreau (não muito porque é mais doce).
Sobre a ganache coloque a mousse de chocolate. Eu usei um saco de confeitar e bico pitanga médio.
E para decoração use a laranja cristalizada, ou se preferir, apenas as raspas de uma laranja.

Rendimento: 6 taças




26 comentários:

  1. Ficaram com belissimo aspecto. Ainda por cima adoro cointreau, uma excelente ideia juntá-lo à mousse (normalmente adiciono brandy ou vinho do porto)

    ResponderExcluir
  2. Olá Ondina, obrigada!
    Cointreau e chocolate é uma combinação que eu AMO! Experimente!
    Abs
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Tania, suas taças de mousse ficaram lindas! E tão simples de se fazer :-) Gostei do toque de Cointreau, uma bebidinha sempre cai bem (ainda mais com chocolate, rs). Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Chiquérrimo, super gourmet

    Adorei,parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Adriana, obrigada querida! É mesmo fácil de fazer e o Cointreau combina muito com chocolate né? Eu adoro!
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata! Obrigada!
    Ficou chique nas taças né? rs.
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  7. Chocolate com Cointreau é comigo mesmo, adoro! Tenho uma amiga que ia adorar essa receita, vou fazer pra ela um dia! Beijo!

    ResponderExcluir
  8. TANIA,
    RECEITA SIMPLESMENTE LINDA E DELICIOSA!
    EU TMB AMO FICAR NA MINHA COZINHA, PARA MIM É UMA TERAPIA.
    BJS..♥

    ResponderExcluir
  9. Uooww, que fotos lindas e que visual apetitoso!!! Parabéns!!!
    Um beijão
    Simone Izumi

    ResponderExcluir
  10. Uau Tânia!

    Essa sobremesa além de tudo é super pomposa, não é mesmo?

    Eu também sou assim, adoro passar horas na cozinha..mas tem dia que só queremos algo prático e que não abra mão do sabor.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Tania minha querida, que arraso!!! Vou ser obrigada a fazer, aquele serzinho que habita meu estômago me deu uma mordida agora mesmo. Vai pra "to do list" do Avental e Aventuras.

    Um beijão, desculpe eu não estar tão presente nas visitas às pessoas queridas (é um assunto triste, triste mesmo, acabo ficando sem energia).

    ResponderExcluir
  12. Oi Andrea!
    É mesmo né? Uma terapia!!!
    Obrigada pela visita
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  13. Oi Simone!
    Obrigada! Elogio vindo de você me deixa muito emocionada!!!
    Obrigada pela visita :)
    Bjão
    Tania

    ResponderExcluir
  14. Oi Stefânia, ficou com cara de chique, não ficou???!!!rsrs
    É a salvação para os dias de pressa ou sem muito ânimo para a cozinha :)
    Bjokas
    Tania

    ResponderExcluir
  15. Sandra querida, não se preocupe com as visitas! Espero que resolva logo o que está te deixando triste!
    Faça sim que fica uma delícia :)
    Bjão
    Tania

    ResponderExcluir
  16. Ficou linda servido nas taças, eu gosto de servir assim individualmente. Fora que eu adorei a receita.


    www.feijaonoprato.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Eli...tbém gosto de servir individualmente..fica mais delicado né?!
    Obrigada pela visita :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  18. Oi...
    Parece delicioso, e o melhor, fácil de fazer. As lavandas do seu jardim estão lindas!!!
    Beijos,
    Gi

    ResponderExcluir
  19. Tania querida que delícia é essa menina :o
    Realmente, teve um efeito muito positivo sobre meus olhos de formiguinha, hehe, adoooorei ;)
    Parece muito bom :P
    Um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  20. Huummm! Que delícia, adoro musses!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Gi, obrigada!!!!!!!! As lavandas estão enormes, vc precisa ver :)


    Oi Queila, ficou bom viu? Ótima sobremesa para nós formiguinhas...rs. Bjs


    Oi Andréa, obrigada! Eu tbém adoro mousse. Combina com verão né? Bjs

    ResponderExcluir
  23. hmmmmm :) era mesmo o que eu precisava agora! Adorei o teu blog, ainda não conhecia! Vou passar mais vezes :)
    bj*

    ResponderExcluir
  24. Olá Pammy Sami!
    Muito obrigada e seja bem vinda
    Vou conhecer sua cozinha tbém...
    Bjs
    Tania

    ResponderExcluir