19 de maio de 2012

Torta Crumble de Maçã Golden


Conheço bastante gente que tem “trauma” quando o assunto é massa de torta tipo Pâte Sucrée, aquela massa podre, bem amanteigada, sabe? O quê, aliás, entendo perfeitamente, pois eu mesma morria de medo dela antes de aprender esta receita.
Depois de alguns fracassos com receitas que deixavam a massa seca demais, amanteigada demais ou quebradiça demais, peguei o jeito com esta, e agora é só sucesso.

No post anterior, falei sobre a variedade das maçãs Golden Delicious (veja aqui) e estava devendo a receita feita com elas. Recomendo que, se você fizer esta torta, use uma receita de massa que esteja acostumada a fazer, mas, caso ainda sofra dos traumas da massa, não desanime! Experimente a receita abaixo, seguindo corretamente o modo de preparo. Espero que dê certo para você também!


RECEITA
Torta Crumble de Maçãs Golden
Rendimento: 1 forma de 26cm

Ingredientes:
Massa
250g de farinha de trigo
140g de manteiga (sem sal) gelada e cortada em cubos
80g de açúcar refinado
1 pitada de sal
1 gema
½ colher (chá) de essência de baunilha
Água – quanto necessário

Recheio
4 maçãs – usei tipo Golden Delicious
1 colher (sopa) de manteiga
70g de castanha de caju trituradas
Açúcar à gosto
Canela em pó à gosto

Crumble
80g de farinha de trigo
80g de manteiga (sem sal) gelada em cubos
80g de açúcar refinado
Canela a gosto

Preparo:
Massa
Coloque em uma tigela a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga. Com a ponta dos dedos vá misturando à manteiga aos secos até que fique com grumos e com textura de areia molhada. Neste estágio, abra um buraco no centro e coloque a gema, a baunilha e um pouco de água. Comece com pouca água (10ml) e, se necessário, adicione mais água aos poucos, mas sempre de 10 em 10ml para não perder o ponto. Este tipo de massa não deve ser sovada. Basta misturar os ingredientes com leveza até formar uma bola. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora antes de usar. Pode ser feita no dia anterior e até ser congelada.
Depois de descansada, abra a massa com um rolo na espessura desejada. Se necessário, unte a bancada de trabalho com farinha (pouca). Com a ajuda do rolo coloque a massa em uma forma de torta com fundo removível. Não é necessário untar. Acerte as bordas com os dedos para ficar bem justa na forma. Fure toda a extensão da massa com um garfo e leve à geladeira por mais 30 minutos. Esse passo é necessário para a massa não encolher muito quando for assada. Asse a massa em forno pré-aquecido 180°C até as bordas ficarem levemente douradas (aproximadamente 15-18 minutos). Retire a massa do forno e prepare o recheio. Não se preocupe se a massa está um pouco cru, pois nesta receita ela volta para o forno com o recheio.

Recheio:
Descasque e pique as maçãs em cubos.
Derreta a manteiga em uma panela e junte as maçãs e o açúcar. Deixe cozinhar até fica levemente macia e dourada (mais ou menos 5 minutos). No final, junte a canela em pó e a castanha de caju moída.

Crumble:
Misture a farinha, o açucar e a manteiga com as pontas dos dedos até ficar com aspecto de areia úmida. Junte canela em pó e reserve.

Montagem:
Coloque o recheio na massa pré-assada e cubra com o crumble.
Leve novamente ao forno pré-aquecido 180°C por 20-25 minutos ou até o crumble ficar levemente dourado.
Retire do forno, deixe esfriar e sirva morna ou em temperatura ambiente.
Pode ser servida com uma bola de sorvete de creme. 

9 comentários:

  1. Minha massa podre sempre fica uma droga. Vou tentar essa

    ResponderExcluir
  2. Ai, que torta mais linda, Tânia! Adoro tortas de maçãs...e esta tua está especial! Um beijo e um queijo, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Tania, essa torta ficou tão bonita que vale a pena encarar o medo! Rs. Adoro torta de maçã, será que consigo umas Golden Delicious aqui na minha área, hein...Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que vc encontre Adri! Depois me conte...
      Bjos querida
      Tania

      Excluir
  5. Para o crumble, acabei precisando usar quase o dobro da quantidade de farinha, as quantidades indicadas na receita deixaram tudo muito pastoso e impossível de formar uma farofa. O que posso ter feito de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Obrigada por compartilhar sua dúvida!
      A receita está correta. A proporção é 1:1:1, ou seja, a mesma quantidade de farinha, manteiga e açucar. É importante a manteiga estar bem gelada! Estava??? Você misturou com as pontas dos dedos como foi mencionado? Se você seguiu este método corretamente, pode ser que seja uma diferença na textura da farinha. As vezes estão mais secas, as vezes mais úmidas, depende da época do ano, da marca, etc.
      Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida entre em contato!!!
      Bjão

      Excluir