27 de junho de 2012

Frango à Caçadora...minha versão


Frango à caçadora é uma receita típica italiana, que era preparada pela mulher do caçador depois de uma jornada no campo. Já vi várias receitas diferentes pela internet e em livros, mas a que eu sempre faço aqui em casa é uma da Nigella Lawson. No livro “Nigella Express”, ela faz uma versão simplificada, como ela mesma diz. Fiz algumas alterações na receita dela, e acabei fazendo uma versão diferente. Receita é assim mesmo. Às vezes a gente segue à risca, mas às vezes é necessário adaptá-la ao tempo disponível ou aos ingredientes que estão à mão.

A versão da Nigella leva feijões brancos, mas eu usei uma lata de grão de bico cozido que estava fazendo aniversário na minha despensa. Acho que o frango não se importou, afinal feijão e grão de bico são parentes próximos, não é?! Já vi versões que não levam feijões, mas azeitonas, cogumelos e até anchovas. 
Será que posso chamar o meu frango de “frango à caçadora”? Não sei....só sei que ficou ótimo!
Para acompanhar sugiro arroz branco ou batatas assadas...



RECEITA
Frango à Caçadora (Pollo Alla Cacciatora)

Ingredientes:
4 sobrecoxas de frango sem pele
1 peito de frango sem osso cortado em 6 partes
1 lata de tomate sem pele – bater com 1 copo de água
1 cebola média
1 lata de grão de bico cozido
100 gramas de bacon cortado em cubos pequenos
1 copo de vinho branco
1 ramo de alecrim fresco
1 folha de louro
1 colher (chá) de açúcar
Sal e pimenta à gosto

Preparo:
Tempere o frango com sal e pimenta do reino e reserve.
Frite os cubos de bacon com um fio de azeite. Separe.
Na mesma panela, coloque mais um pouco de azeite e frite a cebola. Quando estiver transparente junte o bacon e os pedaços de frango e frite até o frango ficar levemente dourado. Coloque o vinho e deixe evaporar um pouco. Junte o tomate sem pele (batido), o alecrim, o louro, o açúcar e o sal. Deixe cozinhar em fogo baixo por uns 20 minutos. Se necessário acrescente um pouco mais de água. Junte o grão de bico (ou feijões) e cozinhe por 10 minutos ou até o caldo engrossar.
Sirva quente com arroz ou batatas.


12 comentários:

  1. Esse frango à caçadora eu precisa vir conferir.
    Quando criança ouvia minha mãe dizer o nome dessa receita e eu ficava imaginando a figura dessa caçadora. Do gosto do frango eu não me lembro, mas a caçadora até hoje está no meu imaginário hehe.

    Adorei sua versão com o grão de bico e acho que eu prefiro ao feijão.

    Tenho te visitado últimamente e estou gostando muito. Já até anotei receitas que quero fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lourdes!!
      Eu gostei das 2 versões: feijão e grão de bico. Ambas combinaram muito bem, mas quero experimentar as outras versões que tenho visto por aí!
      Que bom que tem gostado do blog. Fico muito contente. Você é muito bem vinda aqui.
      Bjão
      Tania

      Excluir
  2. Hoje vi duas versões desse prato italiano. Infelizmente, não comi ainda e lá em casa era só "a passarinho". rsrs.. Gostei muito dos grãos de bico. Tenho certeza que ficou uma mistura divina. Muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, experimente fazer um dia. Fica muito bom e muda a "cara" do franguinho de todo dia né? rs..
      Bjos e obrigada pela visita :)
      Tania

      Excluir
  3. Bom se pode chamar a caçadora eu não sei mas que ficou de lamber os beiços isto ficou.
    Adorei a receita vou fazer com toda certeza.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fê!
      Pois é...será que ficou à caçadora? Não importa né? Só sei que não sobrou nada por aqui :)
      Bjos
      Tania

      Excluir
  4. Olá Tânia, bom dia!

    Impressionante a relação quase afetiva que dispensamos ao penoso. Barato, fácil de preparar e perfeito para ser usado com vários tipos de temperos e acompanhamentos.

    O frango é um prato popular em quase todas as partes do mundo.
    Na China - Frango Bang Bang
    Europa Oriental - Frango Paprikash e o Pojarski
    França - Coq au vin
    Grã-Bretanha - Hindle Wakes
    Índia - Frango Tandoori
    Estados Unidos - Southernfried chicken
    Itália - Frango Cacciatore
    Brasil - Frango com Quiabo e à Molho-pardo

    Bem, agora temos também essa delícia que a menina preparou com tanto esmero e capricho, qual seja o Frango Minatel.

    Adoro e prezo muitíssimo as improvisações racionais. Difícil de entender o que venha a ser isso, mas é o que vc fez, portanto a criação teve o seu toque pessoal.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marbene!
      Que ótimo comentário vc deixou aqui!
      O frango é realmente universal não? Presente em tantas culinárias pelo mundo!
      Frango Minatel? hahaha....acho que não é para tanto! rs...
      Obrigada pela sua visita e comentário. Sempre me deixa contente.
      Um grande abraço :)
      Tania

      Excluir
    2. Tânia, estou com vontade de desenvolver mais esse assunto suscitado por vc sobre o franguinho que doravante pretendo chamar respeitosamente à Minatel.

      Penso e gostaria que eu pudesse ao menos mostrar para vc, em primeira mão é claro, o que foi que eu aprontei com sua ideia de colocar grão de bico no guisado.

      Acho plenamente plausível que leve seu sobrenome e poderíamos tentar desenvolve-lo juntos. O que acha?

      Seria uma grande honra para mim poder contribuir com mais alguma ideia para esse prato tão seu.

      A menos que vc ache muita petulância de minha parte, o que eu aceito numa boa!!!

      Grande abraço.

      Excluir
    3. Que honra Marbene! Uma receita feita por vc e inspirada em mim?? haha...
      Desculpe a demora para responder, mas estou em SP fazendo um curso a semana toda.
      Podemos pensar no assunto. Me escreva por mensagem no facebook. Depois nos falamos por lá.
      Um abraço
      Tania

      Excluir
  5. Ola boa noite passando para, conheçer o seu cantinho e fiquei admirada com o seu cantinho q é lindo e especial e resolvi ficar por aqui para nao perder nadinha.
    Adoraria que vc conheçesse os meus cantinho..
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    http://ministerioinfantilchrisgipebube.blogspot.com.br/

    Te espero la bjocas fique na paz
    christina

    ResponderExcluir