4 de junho de 2012

Banoffee Cake




Se você gosta de banana e doce de leite, só lhe digo uma coisa: faça este bolo!

Esta receita foi postada pela Bruna do blog Gourmandisme e, assim que a li, não pude deixar de incluir na minha lista de receitas a testar. O sabor é surpreendente.
A Bruna disse para “se jogar” sem culpa, e foi isso que eu fiz!!!!



RECEITA
Banoffee Cake
Receita original daqui

(*) Fiz metade da receita abaixo e rendeu uma forma quadrada 20x20

Ingredientes:
Massa
80g manteiga sem sal
280g de açúcar
240g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
240ml de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de essência de banana
2 ovos grandes
2 bananas amassadas

Cobertura
250ml de leite
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
3 gemas
50g de açúcar
30g de farinha de trigo
50g de doce de leite - para quem gosta muito a Bruna sugere dobrar a quantidade. Eu dobrei
100ml de creme de leite batido chantilly
Cacau em pó para decorar

Preparo:
Massa
Pré-aqueça o forno a 190°C e unte uma forma retangular com manteiga.
Misture na batedeira a manteiga e o açúcar, acrescentando em seguida a farinha, fermento e sal.
Aos poucos, vá adicionando o leite, essência de baunilha e ovos.
Por fim, junte as bananas.
Despeje a mistura na forma e asse por 40 minutos ou até o teste do palito sair limpo.
Retire do forno e espere esfriar para colocar a cobertura.

Cobertura
Ferva o leite com a essência de baunilha.
Em uma tigela separada, misture as gemas, açúcar e farinha até formar uma pasta (se ficar muito dura, acrescente uma colher de sopa do leite). Quando o leite ferver, vá adicionando aos poucos à pasta de ovos, mexendo sempre.Volte a mistura toda para a panela e deixe ferver novamente.
Retire do fogo, junte o doce de leite e quando esfriar, o creme de leite batido.
Espalhe a mistura sobre o bolo já frio e cubra com o cacau em pó. 



14 comentários:

  1. Eu me jogaria sem medo também. É um receita muito boa e o resultado é de um aspecto fabuloso. Muito bom mesmo. humm... ai ai

    ResponderExcluir
  2. Tania, amo banana e doce de leite. E agora, como fico? Rs. Também guardei essa receita da Bruna, mas fico adiando por causa das pseudodietas, rs. Seu banoffee ficou tentador, só aumentou minha vontade! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, larga mão de dieta e faça esse bolo logo! Super recomendo!!!!
      Bjos querida
      Tania

      Excluir
  3. Que bolo lindo, fiquei morrendo de vontade aqui! bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai, ai!! Ainda não fiz nem provei dessa torta. A sua está especialmente apetitosa para mim com essa camada de bolo molhadinho...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. simplesmente amei!

    agua na boca!!!!!!!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse eu vou ter que experimentar, Tania! Delicioso!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir