6 de outubro de 2011

Focaccia


Já fiz várias receitas de focaccia e confesso que sempre fiquei um pouco decepcionada com o resultado. Mas, quando o assunto é cozinha, não sou de desistir fácil e, com um sorriso no rosto, encarei mais uma receitinha.
O preparo me deixou um pouco nervosa, pois a massa é bem mole e grudenta e achei que estava tudo perdido, mas segui em frente e quando saiu do forno, eis que encontro a perfeição no mundo das focaccias!!! Uma massa do jeito que eu gosto, alta e muito macia. E maciez aqui, para mim pelo menos, é fundamental!



Fiz uma versão bem tradicional com alecrim, sal grosso e azeitonas, mas você pode usar a imaginação e colocar o recheio que preferir.
Uma taça de vinho para acompanhar e não preciso de mais nada.....


RECEITA
Focaccia
Receita adaptada do programa “A Confeitaria” (Canal Bem Simples)

Ingredientes:
Massa
350g de farinha de trigo
28g de açúcar – usei 1 colher de sopa
265 ml de leite integral
28g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
21 g de fermento biológico fresco – usei 1 tablete e meio
6 g de sal – usei 1 colher de chá

Recheio      
200g de azeitonas fatiadas
Alecrim fresco à gosto
Sal grosso à gosto
Azeite à gosto

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Num recipiente, misture a farinha de trigo e o açúcar. Coloque metade do leite e mexa até ficar uma farofa. Esfarele o fermento em cima da massa. Sove a massa até que fique compacta.
Depois acrescente o sal e a manteiga. Coloque o restante do leite. Vá misturando os ingredientes até ficarem homogêneos. A massa é bem mole. Depois de bem misturada, coloque em uma bancada e, com o auxílio de uma espátula, sove a massa até ficar bem lisa.
Deixe a massa descansar por 20-30 minutos num recipiente com azeite no fundo. A massa cresce bastante.
Abra a massa com as mãos diretamente em uma assadeira untada com bastante azeite. Eu usei uma redonda de 25cm de diâmetro. Salpique sobre a massa os ingredientes do recheio e fure a massa com os dedos (essa etapa é fundamental quando o assunto é focaccia). Regar com azeite. Deixe fermentar até dobrar de volume, mais ou menos 60 minutos, e asse por cerca de 20-25 minutos ou até ficar levemente dourada.

 
 

4 comentários:

  1. Hmmmm, focaccia! Adoro.
    Sempre faço aqui em casa, mesmo nos eventos mais elaborados...ahahahha. Focaccia já meio que minha assinatura.

    Nunca fiz com outra cobertura se não sal e alecrim. Vou testar.

    O seu blog está um luxo só. Estou adorando.

    Um beijão,

    Carla Maicá, do Cucina Artusiana

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla, obrigada!!!!
    Eu adoro a tradicional de sal e alecrim e gosto de variar tbém, pois essa massa é bem versátil.
    Digo o mesmo do seu blog. Ele é maravilhoso e estou sempre lá fazendo visitinhas :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Oi Tânia, que maravilha!!!
    Eu AMO focaccia, é a coisa que mais como quando vou viajo pra Itália, e meu pai sempre trás quando tem oportunidade.
    Nunca me aventurei a fazer em casa, quem sabe um dia... rs
    Bjs, Carla

    ResponderExcluir
  4. Carla, eu amo focaccia tbém e recomendo vc se aventurar a fazer!!! Essa receita é bem fácil e deliciosa :)
    Obrigada pela visitinha!
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir