9 de novembro de 2012

Doce de Mamão de Casquinha

Minha mãe passou uns dias aqui comigo e aproveitei a sua deliciosa presença para aprender uma receita de doce que é umas das especialidades dela e amado por toda a família: o doce de mamão de casquinha.
A pergunta que não quer calar: por que demorei tanto para fazer este doce? Talvez por causa da minha pouca experiência com doces caseiros de frutas, achei que era algo mais complicado de se fazer, mas não é!  Apesar do preparo bem simples, requer uma boa dose de paciência, pois o doce passa um longo tempo no fogo. Então minha cara, aproveite o tempo para organizar seu armário, fazer aquela faxina na geladeira, ler um livro, bater papo com “azamiga” ao telefone...só não esqueça de olhar o doce de vez enquando para não passar do ponto, senão você terá um belo purê de mamão!

Minha mãe... 
 O bicarbonato de sódio é ingrediente indispensável na receita, pois é o responsável pela casquinha do mamão (casquinha por fora, molinho por dentro...capisce?). 
 No lugar do bicarbonato, algumas receitas usam cal virgem, aquele mesmo cal usado em obra de pedreiro! Nunca usei este, mas acredito que o resultado seja parecido. Só tome cuidado com as medidas...não exagere no bicarbonato (ou no cal), senão o mamão pode ficar bem duro.


O ideal é usar um mamão mais verde. Eu e minha mãe escolhemos um mamão que estava com aspecto verde, mas quando cortamos estava bem maduro dentro, porém firme. Arriscamos com este mesmo e ficou ótimo.

E vamos à receita da minha mãe!


RECEITA
Doce de Mamão de Casquinha

Ingredientes:
2 mamões grandes  - escolha os mais verdes
1,5 litros de água (para a calda)
400g de açúcar – pode ser mais ou menos, pois depende da doçura do mamão
1 colher (sopa) rasa de bicarbonato de sódio
15 unidades de cravo

Preparo:
Descasque e pique o mamão em cubos de aproximadamente 5cm. Coloque em uma tigela, cubra com água e misture o bicarbonato de sódio. Deixe descansar por 30 minutos (mexa no meio do tempo).
Enquanto isso prepare a calda. Leve ao fogo a água, o açúcar e o cravo. Deixe ferver por 5 minutos e desligue. Reserve.
Passado os 30 minutos, lave o mamão em água corrente e misture à calda reservada. Leve ao fogo baixo por mais ou menos 2 horas. O tempo é definido de acordo com a textura do mamão. O ideal é que depois de 1 hora no fogo você prove o mamão de vez enquanto para não perder o ponto. Pode também ir ajustando o açúcar de acordo com o seu paladar.
Quando o mamão estiver com casquinha por fora e molinho por dentro retire do fogo, deixe esfriar e leve à geladeira. Eu gosto de servir mais geladinho.


21 comentários:

  1. Menina do Céu,, êita doce bom, viu?!
    Viajei lá na minha infância com seu post, Amiga!!!
    Vovó fazia esse doce e o de abóbora, Ambos com casquinha, mas naquela época, vovó usada a cal virgem!!!
    Fui lá no meu baú de memórias queridas!
    Beijo de Harmonização !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarinha!
      Esse doce é mesmo uma viagem no tempo né? Adoro!!!
      Bjos querida
      Tania

      Excluir
  2. Tania, adoro esses doces de frutas! Só não tenho muita paciência de fazer, porque quando começo a cozinhar quero comer logo, rs. Vou guardar a receita para um dia mais zen, o marido adora mamão, uma hora dessas faço esse agrado a ele, rs. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri!!!
      Eu tbém sou meio apressada qdo o assunto é doce, mas este vale a pena esperar viu? O meu marido AMA este doce!! O seu com certeza vai gostar tbém.
      Bjão
      Tania

      Excluir
  3. Olá Tania, achei muito interessante a receita da tua mãe, sempre conheci o doce feito com o cal, mas não fazia idéia que podia ser feito com bicarbonato, o que é ótimo, pois esse está sempre disponível na minha despensa, será que funciona com abóbora tbm?
    Na minha próxima ida ao supermercado, procurarei um mamão bem verde!rs,
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  4. Doce de mamão é só amor! Uma vez fui em uma doceria que vendia doces caseiros (essa aqui, se interessar: http://www.locamob.com.br/ferraz-de-vasconcelos/padarias-docerias/docerias---chocolates/estrela-dalva-1) e eles tinham esse de mamão - claro que não igual a esse, mas ainda assim muito bom :D

    Em todo caso, obrigada pela receita :D

    ResponderExcluir
  5. eu faço bem parecido com este , mas uso panela de pressão no max 10 minutos

    ResponderExcluir
  6. Eita que fiz o doce...e o danado ficou tudo de bom!agora faço sempre...ele vai ser servido até no meu cha de bebe!!amei!!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei a receita muito boa até pq eu amo doce de mamão mais não conseguia deixa ele assim com casquinha mais agora com essa receita eu faço e fica maravilhoso muito obrigado pela a receita

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu fiz esse doce como fica bim

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu fiz esse doce como fica bim

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Doces de mamão, amo esse com casquinha, e também o ralado com leite condensado e creme de leite. São dois extremos, o mais antigo de casquinha, que chamo doce de mamão de cachopinha de mel, e o mais recente ralado com iguarias.

    ResponderExcluir
  12. Oi... como vc fez pra ele ficar com essa cor tão linda?

    ResponderExcluir
  13. Perfeito. tenho que preparar uma sobremesa para 30 pessoas, além de outras preparações. Farei aqui e posto o feedback.
    obrigado

    ResponderExcluir
  14. Que saudade, doces memórias da minha infância, estava aqui a procura de um doce de mamão meio maduro, pois tirei uns do pé que nasceu aqui em casa, me deparei com essa delícia de receita e estes doces comentários, me vi ainda pequena nas fazendas onde meus pais trabalhavam!!!❤️😍😉

    ResponderExcluir
  15. Adoro doce dr mamão,tenho um pé de mamão papaia ,gostaria de saber se posso fazer doce com ele

    ResponderExcluir
  16. Vou fazer está receita e meu mamão está verdinho...ainda vou colocar uma gota de corante verde...fica divino..
    .

    ResponderExcluir
  17. O meu doce ficou com a cor linda.Porem ficou duro.O que faço p amolecer ?

    ResponderExcluir
  18. O que fazer meu doce ficou duro

    ResponderExcluir