20 de novembro de 2012

Bavaroise de Café


Tenho uma relação um pouco estranha com o café...quase um caso de amor e ódio. Não sou viciada em café, mas não fico sem tomar uma xícara, mesmo que pequena, toda manhã. Não gosto de tomar café à tarde ou após as refeições, como a maioria das pessoas, mas, ao mesmo tempo, amo qualquer tipo de sobremesa que leve café...vai entender!

O feriadão foi de muito calor por aqui. Queria uma sobremesa leve e saborosa, então pensei em uma bavaroise.  A bavaroise é um creme de estrutura leve e aerada, composta de 3 elementos básicos: creme à base de gemas (aromatizado a gosto, neste caso com café), gelatina e creme de leite batido. Adoro a versatilidade desta sobremesa, pois basta seguir os passos básicos e aromatizá-la com seu sabor preferido para obter uma versão diferente...


Quer mais sobremesas com café? Clique AQUI e AQUI



RECEITA
Bavaroise de Café
Receita adaptada do livro “Panificação e Confeitaria Profissionais – Le Cordon Bleu

Ingredientes:
22g de gelatina em pó incolor sem sabor
150ml de água fria
125g de gemas peneiradas – usei 4
125g de açúcar refinado
500ml de leite
6g de café solúvel – usei Nescafé extra-forte
1 colher (sopa) de baunilha
1 colher (sopa) de licor de café - opcional

Preparo:
Dissolva a gelatina na água fria e reserve.
Enquanto isso prepare o creme de gemas (creme inglês): bata as gemas com o açúcar até obter um creme grosso e de cor clara. Ferva o leite e despeje lentamente sobre as gemas e batendo sem parar. Leve esta mistura ao fogo até engrossar um pouco e tomando cuidado para que a temperatura não passe dos 85°C. Quando o creme chegar ao ponto, misture o café, a baunilha, o licor e a gelatina hidratada.
Leve à geladeira para esfriar, tomando o cuidado para que não endureça demais. Dica: de vez em quando dê uma mexida na mistura com a ajuda de um fouet.
Quando o creme estiver espesso, mas não firme, junte o creme de leite batido em picos leves.
Despeje a mistura em uma forma ou no recipiente que irá servir.
Leve à geladeira até que esteja totalmente firme. Se for desenformar, mergulhe o recipiente em água quente por alguns segundos.
Salpique um pouco de café instantâneo em cima para decorar.


Não gosta de café?
Outras sugestões de sabores: 

- Bavaroise de Chocolate Amargo -> Substitua o café por 190g de chocolate amargo picado ao creme de gemas quente e mexa até dissolver.
- Laranja -> Reduza o leite para 250ml e acrescente 250ml de suco de laranja + raspas de 1 laranja ao creme gelado.
- Baunilha -> Junte 1/2 fava de baunilha ao creme de gemas antes de levar ao fogo.


5 comentários:

  1. Tania,

    Nós temos uma certa harmonia na cozinha, já saquei isso há horas! Estou pensando em fazer bavaroise - que em italiano se chama "bavarese" faz tempo. Cheguei a comprar todos os ingredientes mas o tempo ficou curto e acabei deixando para lá.

    Essa sua de café está lindona, como tudo que faz.

    Sobre o café... o que dizer?! Eu gosto muito também, mas não sou viciada. Nem chego a tomar todos os dias mas confesso que o cheiro de café é um dos que mais gosto no mundo culinário.

    Um super beijo.
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla querida,
      Tbém já saquei que temos uma harmonia na cozinha ...hahaha...e eu ADORO!!
      Já pensou se morássemos perto?? Que delícia seria juntar as panelas e mergulhar nas receitas? Ainda bem que temos o blog para isso e podemos trocar "figurinhas" virtualmente!

      A bavaroise (ou bavarese) é uma sobremesa bem rápida de fazer! Anime-se em testar a sua receita. Você vai adorar (e eu tbém!).

      Bjão =)
      Tania

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Tania,
    Comigo é diferente, adoro café, seja coado, espresso, solúvel... e todas as receitas feitas com ele. Outra coisa, o aroma de um café recém moído é coisa de louco. Claro que vou gostar de bavaroise de café!!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. oi,lindas as fots
    faço algumas peças em MDF, quando puder da uma olhada la
    abraço. Renato
    http://renatoartesanato.com/loja/

    ResponderExcluir