20 de julho de 2012

Bolo Cremoso de Chocolate para chocólatras

Não preciso arrumar desculpas para comer chocolate. Como todo dia. Mas o frio parece que aumenta mais a vontade e a “dose diária” fica um pouco maior (quanta gordice!!). Mas não é hora de pensar em calorias. Dieta no inverno é uma coisa que eu acho difícil de encarar. Para mim, frio e salada não combinam. Prefiro comer sem culpa e correr atrás do prejuízo quando o calor voltar.

Vi esta receita em um programa da Donna Hay, e a indico para os chocólatras como eu. A massa densa, úmida e intensa de chocolate me conquistou. Servi com um pouco de chantilly e morangos, mas vou logo avisando: não é para os fracos!


RECEITA
Bolo Cremoso de Chocolate (Donna Hay)

Ingredientes:
125g de manteiga
375g de chocolate amargo
1 xícara de açúcar mascavo – usei metade com açúcar refinado comum
¼ xícara de farinha peneirada
1 xícara de farinha de amêndoas
2 colheres (sopa) leite
5 ovos
Cacau em pó para peneirar
Chantilly e morangos para acompanhar - opcional

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 170°C.
Derreter a manteiga e o chocolate no microondas ou banho-maria. Adicionar os demais ingredientes na ordem acima. Mexer bem até estar uma massa homogênea.
Forrar um aro redondo com papel alumínio (fundo) e untar as laterais do aro com manteiga. Colocar a massa e cobrir com papel alumínio.
Levar ao forno por 40 minutos. Depois levar à geladeira por 2 horas.
Peneirar cacau em pó.
Servir com chantilly e morangos frescos

Rendimento: fiz ½ receita acima e rendeu um aro de 17cm. 



10 comentários:

  1. Menina mas este bolo ficou demais, parece um pudim.bjo

    ResponderExcluir
  2. Mamma mia, Tania! Que bolo divino... perfeito!
    Acho que sou como você: o chocolate faz parte do meu dia! E mesmo sendo alérgica, não consigo ficar sem!
    Concordo sobre o que disse das saladas, pois no inverno fica realmente difícil pensar nisso. Tento passar longe dela e só penso em "gordices" também!...rs
    Vou levar a receita comigo! Amei! Obrigada por compartilhar!

    Beijos e um ótimo dia do amigo pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Tania, estou com vc, todo dia é dia de chocolate! E menina, que bolo divino! Adoro esses bolos densos, cremosos, são incríveis!

    Beijão querida e bom finde!

    ResponderExcluir
  4. Tania, que tentação esse bolo cremoso de chocolate! E eu que resolvi encarar dieta com esse friozinho? Muita força de vontade, rs. Mas olhar não engorda e esse bolo tá lindo. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que bom aspecto! Quero muito fazer este bolo, mas
    nao gosto de amendoa... se não usar a farinha de amendoa, substituo por 1 e 1/4 xícaras de farinha normal ou ponho só 1/4 xicara de farinha?
    Obrigada e aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acredito que se vc substituir por farinha comum não terá o mesmo resultado, já que a amêndoa ( ou qualquer outro topo de castanha) possui bastante gordura e este é um dos motivos do bolo ficar bem úmido! Você pode substituir a farinha de amêndoa por outra castanha de sua preferência: nozes, pará, castanha de caju, etc. Basta moer no processador ou liquidificador até que fique com uma textura fina.
      Espero ter ajudado.
      Abraços
      Tania

      Excluir