25 de setembro de 2012

Crème Brûlée de Laranja e Canela

Voltei!!!

Depois de muitas andanças, comidas, sorvetes, passeios, doces de leite, vinhos, fotos...muitas fotos...ainda estou tentando colocar as coisas em ordem. Amo viajar, mas colocar a vida no eixo quando volto não é tarefa muito fácil..
Farei, em breve, uma postagem sobre as delícias que experimentei por lá, mas enquanto organizo minhas quase mil fotos, resolvi postar esta receita que eu amo!

O crème brûlée está entre minhas sobremesas preferidas. Não só pelo sabor, mas porque acho perfeita a combinação da textura macia do creme com a casquinha "de vidro" crocante. Sempre fiquei presa ao sabor tradicional de baunilha, mas este de laranja e canela me surpreendeu e tornou-se o meu preferido até o momento.



RECEITA
Crème Brûlée de Laranja e Canela
Receita do livro “Culinária Ilustrada Passo a Passo – coleção Folha)

Ingredientes:
1 litro de creme de leite fresco
8 gemas peneiradas
80g de açúcar cristal e mais para polvilhar
1 laranja – usei Bahia
1 pau de canela – usei 2grandes

Preparo:
Rale a casca de laranja no ralo grosso tomando cuidado para não usar a parte branca, pois é muito amarga. Quebre o pau de canela ao meio e leve ao fogo brando por 40-60 segundos até exalar seu aroma característico. Na mesma panela junte o creme de leite e as raspas da laranja e leve ao fogo até levantar fervura. Apague o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 30 minutos (este processo se chama infusão).
Passado os 30 minutos, peneire o creme de leite para retirar as cascas de laranja e a canela.
Em um recipiente separado, misture as gemas com o açúcar até ficar homogêneo. Ferva novamente o creme de leite e junte à mistura de ovos batendo com um batedor de arame sem parar. Este processo deve ser rápido para não talhar as gemas.
Distribua o creme nos ramequins (potinhos) e leve ao forno (pré-aquecido a 180°C ) em banho-maria por aproximadamente 40 minutos. O ponto para retirar do forno é quando o creme estiver quase firme ao sacudir a forma. Retire os ramequins, deixe esfriar e depois leve à geladeira por aproximadamente 4 horas.
Antes de servir, polvilhar uma camada de açúcar cristal e queimar o açúcar com a ajuda de um maçarico. Este procedimento é necessário para formar a famosa “casquinha de vidro” do crème brûlée. Espere alguns minutos e sirva.

Obs: o maçarico é encontrado facilmente em lojas de cozinha, mas uma outra opção seria usar o grill do forno. Coloque os ramequins no forno pré-aquecido por 4-5 minutos ou até o açúcar derreter e caramelar totalmente.

Rendimento: 8 ramequins (potinhos)

10 de setembro de 2012

Vou ali e já volto....


Sim, blogueiro também tira férias!!!

Chegou a hora de pendurar o avental, descansar o fouet e me aventurar por aí!
Passarei alguns dias em terras argentinas e uruguaias. Espero trazer na mala experiências gastronômicas, novidades e sabores dos nossos vizinhos para dividir com vocês - infelizmente, acho que também virão uns quilinhos extras - mas vou pensar nisso depois. Agora é hora de diversão sem culpa :)
Até breve...
Bjos 

4 de setembro de 2012

Aniversário do blog e bolo de fubá



Hoje o blog comemora seu 1º aniversário!!!!!
Quando decidi criar este espaço, sabia que estava entrando em um universo completamente diferente e desafiador, só não imaginava quanta coisa bacana viria com ele: novas amizades, dicas, troca de receitas, carinho, reconhecimento e por aí vai.... Ainda tenho muito para aprender, mas, por ora, posso dizer que alcancei um dos meus objetivos: fazer deste espaço um encontro de pessoas, muitas vezes tão diferentes umas das outras, mas com algo em comum: a paixão pela cozinha! 


E para comemorar o aniversário, escolhi um bolo de fubá simples, não porque este momento não mereça um bolo sofisticado, mas porque para mim bolo de fubá tem cara de amigo!! È daqueles bolos que a gente faz e quer chamar todo mundo para se sentar à mesa, comer um pedaço e jogar conversa fora. 
Então, vem gente! Pegue uma fatia e vamos bater papo :)



RECEITA
Bolo de Fubá com Erva-doce
Receita da chef Carla Pernambuco

Ingredientes:
4 ovos
1 xícara de leite
½ xícara de óleo
1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras de açúcar
1 colher (chá) de sementes de erva-doce - se você gosta de bastante erva-doce sugiro dobrar a quantidade

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 160°C.
Bata no liquidificador os ovos, o leite e o óleo. Junte o fubá, a farinha e o açúcar.
Bata até a mistura estar homogênea.
Junte o fermento em pó e as sementes de erva-doce e misture com a mão.
Coloque a massa em uma forma de buraco, untada com manteiga e polvilhada com açúcar.
Leve ao forno e asse por aproximadamente 30 minutos ou até o teste do palito sair limpo.

Rendimento: Usei 1 forma de buraco de 23cm de diâmetro