27 de agosto de 2012

Pudim de Chocolate e onde tudo começou...

Minhas aventuras na cozinha começaram bem cedo, quando eu tinha apenas 7 anos.
Para o horror da minha família, naquela época, eu inventei que a sobremesa do domingo era por minha conta(!!!). O detalhe é que, todos os domingos, a receita era a mesma, afinal, com 7 anos de idade, a criatividade na cozinha não vai longe, não é mesmo?! 
A minha grande invenção não passava de um mingau de chocolate gelado (que eu achava uma delícia!), e que carinhosamente foi chamado Pudim de Chocolate da Tania. Como ainda não alcançava a pia, lembro que eu o preparava em cima de uma cadeira no meio da cozinha, a minha mãe me ajudava a cozinhar e depois era só gelar e....voilá! Sobremesa pronta!

A receita foi até escrita por mim no caderninho de receitas da minha mãe, com letra torta e erros de português. Ela continua lá, mas porque será que anda esquecida????
[ E essas flores??? Melhor não comentar...]

A família me incentivava e comia tudo, dizendo que estava uma delícia (afinal, eles tinham bom senso em não contrariar uma criança de 7 anos em seu profundo momento criativo!)
Caros amigos, irei poupá-los e não farei aqui a “maravilhosa” receita. Mas em homenagem ao meu singelo, porém importante início no mundo da cozinha, apresento-lhes uma versão BEM MELHORADA daquele pudim, e este, acreditem, ficou mesmo delicioso!

Mãe, pai, irmã e irmão: obrigada por toda paciência e incentivo!!! Acho que serviu para alguma coisa :) 



RECEITA
Pudim de Chocolate com Calda de Caramelo

Ingredientes:
3 ovos
80g de açucar
420ml de leite
140g de chocolate meio amargo – usei 53%
1 pitada de sal
Essência de baunilha à gosto

Caramelo
125g de açúcar
20ml de água

Preparo:
Comece pelo caramelo: leve ao fogo a água e o açúcar sem mexer e deixe derreter até formar o caramelo no tom desejado. (Não deixe muito escuro, pois fica amargo). Muito cuidado ao manuseá-lo!! Coloque no fundo de potinhos que possam ir ao forno e reserve.
Pré-aqueça o forno a 160°C.
Misture os ovos, o açúcar a baunilha e o sal. Reserve.
Ferva o leite e junte o chocolate. Mexa até estar bem dissolvido. Se necessário, volte ao fogo baixo e continue mexendo até dissolver por completo
Coloque o leite aos poucos na mistura de ovos e mexendo sempre. Retire a espuma (se formar).
Divida nas forminhas e asse em banho-maria por 40-45 minutos ou até que fique firme ao balançar a forma.   Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por 6 horas para ficar firme
Antes de servir, coloque o potinho alguns segundos em um recipiente com água bem quente e vire em um prato de sobremesa.

Rendimento: 6 potinhos (ramequins) de 8cm.

7 comentários:

  1. Tânia que gracinha sua família, adorei a estória.
    E a versão melhorada do pudim ficou uma delícia.

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fê!!!
      Olha, te garanto que a versão melhorada ficou mesmo boa viu? Já a primeira versão...ai..ai..rs
      Bjs
      Tania

      Excluir
  2. Tânia,

    O que é a importância do aconchego familiar, não?! Ele serve de referência para toda nossa vida e, muitas vezes, é ele mesmo que reje nossas escolhas. Eu sempre acho que quem gosta de cozinhar tem um "passado afetivo gustativo" muito marcado, e a sua estória está aí para provar.

    Lindo pudim, lindo texto, linda foto. Linda vc.
    Super beijo.
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  3. Alta dose de fofura detectada nesse post! Tania, que delícia deve ser poder reler nossa letra de criança :) Família é essa coisa linda, incentiva, come e ainda diz que é a coisa mais deliciosa do mundo. Adorei o pudim mais elaborado, mas a receita da pequena Tania tem seu valor, nem que seja sentimental :) Beijos! Post mais lindo!

    ResponderExcluir
  4. Parece que estou vendo você em cima da cadeira, cozinhando seu pudim e a mãezinha do seu lado...doces lembranças!!!
    Valeu mesmo, e quem iria imaginar que sairiam tantas delícias daquelas mãozinhas. Parabéns!!
    Grande beijo,
    Gi

    ResponderExcluir
  5. Que gostoso Tania...a receita e seu post, adorei ler.
    Muito bom ter lembranças assim da nossa infância, que bom que deu certo, hoje és uma cozinheira de mão cheia!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o caderno com a sua escrita, eu também guardo até hoje dois cadernos de receitas com a letra dos meus filhos. Igualzinho o seu, cheio de errinhos mas que guardo como se guarda um tesouro.
    Amei o post...

    Bjs

    ResponderExcluir