6 de agosto de 2012

Cheesecake Assado


Traduzindo ao “pé da letra”, cheesecake significa bolo de queijo, mas, para mim, está mais para torta do que para bolo. Dizem que a sobremesa foi inventada pelos gregos e servida durante os jogos olímpicos de 776 a.C. Louco né?! A receita não só se modificou através dos tempos, como se espalhou pelo mundo, o que explica a presença do cheesecake nas culinárias mais diversas. Tem como ingrediente principal o queijo (claro!), mas cada país ou região usa o queijo típico do local, fazendo desta sobremesa uma receita muito versátil.

A minha versão, talvez a mais conhecida, é a do cheesecake tipo americano, pois leva na massa o cream cheese, queijo criado acidentalmente nas terras do Tio Sam, por volta de 1872, mas essa é outra história...
O cheeesecake pode ser assado ou gelado (sem cocção). Prefiro a primeira versão, pois acho que o sabor fica mais suave e delicado. Acompanha muito bem frutas frescas, sobretudo as vermelhas.

RECEITA
Cheesecake Assado

Ingredientes:
Massa:
Fiz metade da receita de Pâte Sucrée – receita DAQUI

Recheio:
1 pote de cream cheese – usei Philadelphia
1 ovo
40g de açúcar
8g de amido de milho
75g de creme de leite fresco batido chantilly
Raspas e suco de ½ limão siciliano
Morangos, mirtilos e framboesas para acompanhar

Preparo:
Massa:
De preferência utilize uma forma de fundo removível ou um aro forrado com papel alumínio. Unte a lateral com manteiga. Pré-aqueça o forno a 180°C.
Faça a massa de acordo com a receita. Abra um circulo com espessura aproximada de 0,5cm e um pouco maior do que o diâmetro da forma utilizada. Coloque o circulo de massa no fundo da forma pressionado bem as laterais da massa para que ela grude na forma. Fure com um garfo e leve ao forno por no máximo 10 minutos. (A massa não deve ficar muito assada, pois ainda vai voltar para o forno)

Recheio:
Junte o queijo e o açucar e mexa com a ajuda de um fouet até que a mistura fique bem homogênea.
Acrescente as raspas e suco do limão. Coloque o ovo, e o amido de milho e mexa bem. Por último adicione o creme de leite batido e mexa com cuidado.
Despeje a mistura sobre a massa pré-assada e leve ao forno pré-aquecido a 160°C por 1 hora.
A massa cresce bastante, mas abaixa um pouco quando sai do forno.
Espere esfriar e decore com as frutas frescas.

Rendimento: 1 aro ou forma redonda de 15cm de diâmetro.


3 comentários: