26 de julho de 2012

Financier



Outro clássico da confeitaria francesa, o financier é um pequeno bolo que tem como ingrediente principal a farinha de amêndoas. A massa é bem macia devido à gordura da manteiga e das amêndoas, contrastando com a casquinha levemente crocante. Esta receita foi feita com manteiga noisette (*), mas já vi versões usando apenas a manteiga derretida normalmente. Eu gosto bastante dessa, pois fica mais aromática. 
É bem fácil de fazer, leva poucos ingredientes e o resultado é surpreendente! Acho um charme esses bolinhos individuais servidos com um café, não acham? O difícil é conseguir comer um só...

(*)
 Manteiga Noisette: 

Manteiga derretida em fogo baixo até chegar ao tom castanho escuro e com cheiro de avelã (noisette significa avelã em francês).
É importante tomar muito cuidado e prestar atenção, pois a manteiga passa do ponto e queima em questão de segundos! Se isso acontecer, descarte e recomece o processo.


RECEITA
Financier

Ingredientes:
65g de farinha de trigo
165g de açúcar de confeiteiro
65g de farinha de amêndoas
125g de claras
125g de manteiga
1 colher (chá) essência de baunilha
Amêndoas inteiras para decorar

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Unte forminhas individuais com manteiga e farinha.
Peneire a farinha de trigo, o açúcar e a farinha de amêndoas em um recipiente. Abra um buraco no centro e coloque as claras levemente batidas com um garfo. Misture. Derreta a manteiga conforme explicado acima (manteiga noisette), espere que ela esfrie um pouco e despeje no buraco. Misture bem até obter uma massa lisa e distribua a massa até ¾ da capacidade das forminhas. Decore com as amêndoas inteiras e leve ao forno por 20 minutos ou até que esteja dourado.

Rendimento: 8 forminhas retangulares de 9x5cm




6 comentários:

  1. Que pena que näo deu certo de eu ir aí...perdi a oportunidade de comer esse bolinho, que me parece MARAVILHOSO, como tudo o que vc faz.
    Beijos,
    Gi

    ResponderExcluir
  2. Onde comp´rar farinha de amendoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A farinha de amêndoa é vendida em casa de produtos para confeitaria. Se não encontrar na sua cidade, você pode fazer em casa moendo amêndoas sem pele no processador.
      Abraços
      Tania

      Excluir
  3. Confesso que fiquei perdida em meio a tantas delícias...

    Tortas e bolos maravilhosas, um cheese cake fantástico, mas esses financiers me ganharam...ah, como eu adoro esses bolinhos!

    Estão perfeitos,
    Meus cumprimentos,

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata!
      São uns dos meus preferidos também!
      Bjos e obrigada pela visita
      Tania

      Excluir