19 de outubro de 2011

Rocambole Catalão




Adoro um dia chuvoso!!! Para mim, é o dia perfeito para me aventurar na cozinha.

Faz um bom tempo que comprei o livro Larousse das Sobremesas, mas, apesar de ter selecionado várias receitas interessantes, ainda não tinha testado nenhuma delas.
Eis que o dia de chuva inspirador me fez abrir o tal livro e logo a primeira receita que vi me chamou a atenção: Rocambole Catalão.



 

Por coincidência, era umas das selecionadas anteriormente e combinava perfeitamente com uma chuvinha e uma xícara de chá. Mãos à obra e lá fui eu!

Depois de uma massa que passou do ponto e quebrou, encarei uma segunda, que dessa vez deu certo (não falei que a chuva me inspira???)
Entre uns ajustes e outros, pois encontrei algumas falhas na receita, cheguei ao resultado. E posso dizer que valeu a pena. A massa tem um gostinho bem suave de limão siciliano que combina perfeitamente com o recheio de creme de baunilha.

Com a xícara de chá em uma mão e o rocambole na outra, curti a chuva que caía no meu jardim florido pela primavera.
E assim a tarde de sábado ficou perfeita...




RECEITA
Rocambole Catalão
Receita adaptada do livro “Larousse das Sobremesas”

Ingredientes:
Massa:
50g de manteiga
3 ovos
100g de açúcar
1 limão siciliano (raspas)
100g de farinha de trigo
Açúcar de confeiteiro para decorar

Creme de Baunilha (Creme Pâtissière)
½ litro de leite
½ fava de baunilha
½ limão siciliano (raspas) – não usei
3 gemas – usei 2
75g de açucar – usei 110g
1 colher (sopa) de amido de milho – usar 2 (eu usei 1 e ficou um pouco mole)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
30g de manteiga
70ml de creme de leite fresco

Preparo:
Massa
Pré aqueça o forno a 200°C.
Derreta a manteiga em banho-maria, sem esquentá-la demais. Reserve.
Separe as claras das gemas. Misture as gemas com as raspas de limão e o açúcar e bata na até ficar uma mistura bem clara.
Bata as claras em neve bem firme.
Adicione à mistura de gemas a farinha peneirada e as claras batidas e mexa suavemente com uma espátula. Termine incorporando a manteiga derretida. Mexa novamente até ficar homogêneo.
Coloque a massa sobre uma assadeira recoberta de papel manteiga (untar o papel). Espalhe a massa deixando a superfície bem uniforme. Leve ao forno por 10 minutos ou até que esteja levemente dourada. Quando retirar do forno vire imediatamente a massa sobre outra folha de papel manteiga. Descole a primeira folha, enrole o rocambole e deixe esfriar completamente. Enquanto isso faça o recheio.

Recheio
Bater o creme de leite fresco em ponto de chantilly. Separar.
Abra a fava de baunilha ao meio e retire as sementes com a ponta de uma faca. Ferva o leite com as sementes da baunilha e as raspas de limão. Em uma vasilha. Misture as gemas, o açúcar, o amido de milho e a farinha de trigo. Misturar bem e bata levemente até esbranquiçar um pouco. Coe o leite e adicione aos poucos sobre a mistura de gemas sempre batendo com um batedor de arame. Coloque tudo de volta à panela e deixe ferver por 2 ou 3 minutos ou até engrossar. Retire do fogo e deixe amornar. Quando morno acrescentar a manteiga batendo vigorosamente com o batedor. Adicionar o creme de leite batido chantilly mexendo suavemente com uma espátula

Montagem:
Desenrole o rocambole, espalhe o recheio uniformemente e enrole novamente. Salpicar bastante açúcar de confeiteiro para decorar.
Para dar um “charme” eu usei uma faca bem quente (esquentei na boca do foco) e fiz  pequenos “cortes” no açúcar.





5 comentários:

  1. Tania,
    Muito bonito o rocambole, naturalmente delicioso, gostei do blog.
    Abraço
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse creme catalão... Eu morei na Catalunya e pra mim tudo de lá tem um sabor especial de lembranças boas...rs
    Muuuito obrigada pela visita! Seja sempre vem vinda!
    Bjs

    www.comerrezando.blogspot.com
    Ah, não achei onde seguir seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Vânia - O rocambole ficou delicioso mesmo, com um sabor bem suave. Obrigada pela visita ;)

    Juliana - Obrigada pela sua visita tbém!!! Para seguir o blog por e-mail tem um atalho na barra lateral da direita. Para seguir no Twitter estou com problemas para colocar o atalho, mas tentando resolver isso com urgência.
    Bjos e volte sempre ;)

    ResponderExcluir