23 de outubro de 2012

Scones



Quem já não pensou naquele chá da tarde tipicamente inglês, elegante, com louças finas, com a mesa farta de iguarias e perfumado pelos aromas de um delicioso chá? Parece metido, não? Pois é, também sempre achei, mas não é que tive a oportunidade de ter uma experiência dessas e achei ótimo?! Afetações à parte, acho que esse tipo de coisa tem mesmo que obedecer um certo ritual, como os ingleses fazem. 

Como ainda não pude ir à Inglaterra, aproveitei minha viagem recente a Buenos Aires e fui conferir se o chá da tarde do famoso Hotel Alvear era de fato digno de tantos elogios...e era!!! Falar sobre o hotel em si, sobre a elegância, o bom gosto e a riqueza dos ambientes seria perda de tempo, pois não conseguiria passar uma imagem minimamente fiel. Mas do chá posso falar, pois poucas vezes degustei geléias tão saborosas, sanduíches com tanta qualidade e doces tão sofisticados. Isso para não falar do chá, um "blend" desenvolvido exclusivamente para o hotel...e o melhor de todos: os scones. Lhes garanto que a rainha Elizabeth II não come scones tão bons quanto os que comi! 

Algumas das delícias servidas no chá da tarde

Os scones do Hotel Alvear
Ao voltar de viagem, logo corri para a cozinha tentar imitar estas delícias. Utilizei uma receita inglesa típica que tenho de um livro inglês. O resultado foi bom, embora não possa ser comparado àqueles de Buenos Aires que derretiam na boca...mas mesmo assim ficaram bem gostosos.  

Quer saber mais sobre a viagem a Buenos Aires? Clique aqui



RECEITA
Scones
Receita adaptada do livro "Teatime Treats"

Ingredientes:
450g de farinha com fermento
½ colher (chá) de fermento em pó
130g de manteiga gelada cortada em cubos
3 colheres (sopa) de açúcar
180ml de leite aproximadamente – coloque aos poucos até atingir o ponto da massa
1 gema para pincelar

Preparo:
Pré-aqueça o forno 200ºC. Misture a farinha, o sal e o fermento em pó. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos até que fique uma farofa úmida. Coloque o açúcar e junte o leite aos poucos até chegar ao ponto de massa que não deve grudar nas mãos. É importante não sovar a massa. Misture com delicadeza e não se preocupe se alguns pedaços de manteiga não ficarem bem dissolvidos.
Unte uma mesa de trabalho com farinha e, com um rolo, abra a massa até a altura aproximada de 1,5 cm. Com a ajuda de um aro cortador, corte em círculos de 6cm de diâmetro. Espalhe os discos em uma assadeira untada com manteiga. Pincele gema e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até os scones ficarem dourados e firmes

Rendimento: 30 scones de 6cm.



12 comentários:

  1. Oi Tania!!!

    Vim correndo ver o seu post, pois adoro um chá da tarde, ainda mais quando acompanhado dos charmosos scones.
    Tenho um laço muito forte com a terra da rainha... E há quase 10 anos atrás, quando minha amiga inglesa veio me visitar pela 1a. vez, ela nos preparou deliciosos scones ... nostalgia no ar...
    Por essa razão, o seu post me trouxe muita alegria! Suas fotos estão lindas e os scones ficaram perfeitos, como sempre!
    Tudo o que vc prepara fica divino!!! Parabéns!!!

    Um grande beijo no seu <3

    PS: receita anotada (mais uma...ai...ai)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintya!
      Obrigada querida!
      Adorei seu recadinho e fiquei doida de vontade dessa receita inglesa da sua amiga! rs....
      Se vc tiver mande para mim. Este scones ficaram ótimos, mas eu sou teimosa e ainda estou buscando a "perfeição" daqueles scones que comi no Hotel Alvear!

      Bjão
      Tania

      Excluir
  2. Tania, que lindos ficaram os scones! De aparência não ficam nada atrás aos de Buenos Aires (e aposto que nem de sabor!). Essa é uma receita que ainda não fiz, e é tão prática...vou anotar, um dia sai! Ainda bem que você avisou para não sovar, eu achava que precisava e com certeza sovaria moooito! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adri!
      É uma receita super prática mesmo! Rapidinho vc tem deliciosos scones para um café da tarde. Se fizer me avise e não sove a massa! É só misturar os ingredientes até ficar homogêneo e voilá! Fácil né? ;)
      Bjos
      Tania

      Excluir
  3. Tania, simplesmente lindos! E parece que não ficou devendo nada para o do hotel, viu! Já fui dar uma espiadinha na sua viagem e realmente acredito que a gente deveria dar bem mais importância aos países que estão aqui pertinho, pois tenho visto coisas lindas e saborosíssimas. Scones têm gostinho de infância... parecem os pãezinhos de minuto. Beijos mil!
    Fabiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabíola!
      Olha, a aparência ficou bem parecida, mas o sabor (apesar de gostosos) não ficou igual! Sou teimosa e vou testar outras receitas!
      Bjos querida
      Tania

      Excluir
  4. que delicia!!!
    Pela cara ficaram iguaizinhos aos do hotel, mesmo que você não ache! hehehe
    bjsss

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla!
      Obrigada pela visita!
      Apesar de parecidos, ainda vou tentar novas receitas...sabe como é né? Quando a gente "encana" com uma coisa já vu! rsrs..
      Bjos
      Tania

      Excluir
  5. O chá do Hotel Alvear é mesmo um sonho,

    mas seus scones não ficaram nada atrás desses maravilhosos pãezinhos servidos num chá inglês como aquele,

    confesso que fiquei tentada a produzir os meus, para experimentar sua receita,

    Divinos,
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata!
      Obrigada :)
      A aparência ficou bem semelhante, mas o do hotel derretia na boca de tão macio. O meu ficou gostoso, mas ainda vou testar novas receitas e aprimorar esta delícia!
      Se fizer, me conte se gostou!!
      Bjão
      Tania

      Excluir
  6. Adorei conhecer este blog!!!!

    Esses scones estão delicia!!!!


    Bjocas

    ResponderExcluir