25 de setembro de 2012

Crème Brûlée de Laranja e Canela

Voltei!!!

Depois de muitas andanças, comidas, sorvetes, passeios, doces de leite, vinhos, fotos...muitas fotos...ainda estou tentando colocar as coisas em ordem. Amo viajar, mas colocar a vida no eixo quando volto não é tarefa muito fácil..
Farei, em breve, uma postagem sobre as delícias que experimentei por lá, mas enquanto organizo minhas quase mil fotos, resolvi postar esta receita que eu amo!

O crème brûlée está entre minhas sobremesas preferidas. Não só pelo sabor, mas porque acho perfeita a combinação da textura macia do creme com a casquinha "de vidro" crocante. Sempre fiquei presa ao sabor tradicional de baunilha, mas este de laranja e canela me surpreendeu e tornou-se o meu preferido até o momento.



RECEITA
Crème Brûlée de Laranja e Canela
Receita do livro “Culinária Ilustrada Passo a Passo – coleção Folha)

Ingredientes:
1 litro de creme de leite fresco
8 gemas peneiradas
80g de açúcar cristal e mais para polvilhar
1 laranja – usei Bahia
1 pau de canela – usei 2grandes

Preparo:
Rale a casca de laranja no ralo grosso tomando cuidado para não usar a parte branca, pois é muito amarga. Quebre o pau de canela ao meio e leve ao fogo brando por 40-60 segundos até exalar seu aroma característico. Na mesma panela junte o creme de leite e as raspas da laranja e leve ao fogo até levantar fervura. Apague o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 30 minutos (este processo se chama infusão).
Passado os 30 minutos, peneire o creme de leite para retirar as cascas de laranja e a canela.
Em um recipiente separado, misture as gemas com o açúcar até ficar homogêneo. Ferva novamente o creme de leite e junte à mistura de ovos batendo com um batedor de arame sem parar. Este processo deve ser rápido para não talhar as gemas.
Distribua o creme nos ramequins (potinhos) e leve ao forno (pré-aquecido a 180°C ) em banho-maria por aproximadamente 40 minutos. O ponto para retirar do forno é quando o creme estiver quase firme ao sacudir a forma. Retire os ramequins, deixe esfriar e depois leve à geladeira por aproximadamente 4 horas.
Antes de servir, polvilhar uma camada de açúcar cristal e queimar o açúcar com a ajuda de um maçarico. Este procedimento é necessário para formar a famosa “casquinha de vidro” do crème brûlée. Espere alguns minutos e sirva.

Obs: o maçarico é encontrado facilmente em lojas de cozinha, mas uma outra opção seria usar o grill do forno. Coloque os ramequins no forno pré-aquecido por 4-5 minutos ou até o açúcar derreter e caramelar totalmente.

Rendimento: 8 ramequins (potinhos)

5 comentários:

  1. Hummmm....eu quero !!! A foto com a colher esta de dar água na boca.
    Bjs,
    Gi

    ResponderExcluir
  2. Parece muito bom!
    Mas é dificil de encontrar Crème Brûlée bem feito...
    Só fazendo em casa mesmo! hehehe
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Aya! Por isso que eu prefiro fazer em casa! rs..
      Bjos
      Tania

      Excluir
  3. Amei sua receita. Estava doida pra comer um e até pensei em atravessar a cidade e ir até o Le Vin Bistro (http://www.locamob.com.br/sao-paulo/restaurantes/franceses/le-vin-bistro---jardins) que vende um ótimo, tudo pela vontade! hahaha Mas, agora tentarei em casa. Obrigada.

    ResponderExcluir