30 de setembro de 2011

Sacher Torte



Há tempos venho ensaiando fazer uma Sacher Torte.
A famosa torta, especialidade da confeitaria austríaca, me encanta pela sua perfeição, delicadeza e tradição. A torta foi criada em 1832 por Franz Sacher, e, desde 1872, foi registrada pelo Hotel Sacher em Viena e se tornou especialidade do local.
Consiste em um bolo de massa de chocolate recheado com geléia de damascos e coberto com calda de chocolate amargo. A receita original é guardada a 7 chaves, mas existem inúmeras outras que tentam reproduzi-la.
Não é difícil de fazer, aliás, é mais fácil do que parece e nem sei porque demorei tanto. Devido ao sucesso aqui em casa, já estou empolgada a fazer outra!

Se quiser saber mais sobre a história da Sacher aqui ou aqui


RECEITA
Sacher Torte
Adaptada do livro “Petit Larousse do Chocolate”

Ingredientes:
Para a massa Sacher
180g de chocolate meio amargo
30g de manteiga
7 claras – fiz com 6
80g de açúcar – fiz com 110g
3 gemas
40g de farinha de trigo peneirada
20g de farinha de amêndoa peneirada

Para a calda
150ml de água
100g de açúcar
1 colher (sopa) de Kirsh – usei rum

Para a ganache
150g de chocolate meio amargo
150ml de creme de leite fresco

Para rechear
200g de geléia de damasco – usei de pêssego

Preparo:
Massa Sacher
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda com cerca de 22 cm de diâmetro.
Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Bata as claras em neve até que fiquem ligeiramente espumosas. Junte aos poucos 1/3 do açúcar e continue a bater para que as claras fiquem lisas e brilhantes. Adicione delicadamente o restante do açúcar e bata até que fiquem firmes. Acrescente as gemas, a farinha de trigo e a farinha de amêndoas e, em seguida, o chocolate com a manteiga derretidos. Despeje tudo na forma e leve ao forno por 40 minutos ou até que a massa esteja macia ao toque. Deixar esfriar antes de desenformar.

Calda
Em uma panela leve ao fogo a água e o açúcar até levantar fervura. Deixe esfriar e depois acrescente o kirsh.

Ganache
Pique o chocolate e coloque-o em uma tigela. Em uma panela, leve o creme de leite fresco ao fogo até levantar fervura e despejo-o em seguida sobre o chocolate. Misture bem e deixe descansar até a hora que a ganache possa ser facilmente espalhada.

Montagem
Corte o bolo ao meio. Embeba uma das metades com a calda, a seguir espalhe uma camada de geléia com espessura de 1cm. Cubra com a outra metade do bolo e embeba-o igualmente com a calda.
Para cobrir o bolo com a ganache, coloque-o sobre uma grade de metal e esta sobre uma tigela grande. Cubra o bolo com uma parte da ganache despejando a cobertura morna sobre o bolo de uma só vez, deixando que escorra à volta toda. (não se preocupe, o excesso de chocolate vai cair dentro da tigela e você o recupera depois). Leve à geladeira até que a ganache fique firme.
Em seguida, reaqueça o restante da ganache. Recubra o bolo já frio com a ganache quente usando o mesmo método da grade de metal. Alise a superfície com uma espátula e leve à geladeira.

6 comentários:

  1. Adoro esta receita! Sou fã de Sacher Torte!
    E já fiz várias variações de geléia também! hehehe
    Damasco (obviamente), framboesa, morango, physalis... o que nunca tentei, mas talvez fique bom é geléia de pimenta... será que fica bom???

    ResponderExcluir
  2. Aya, essa torta é mesmo bem versátil e possível de usar a imaginação mudando os sabores das geléias. De pimenta??? Deve ficar bom heim?!! Quem sabe na próxima :-)

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha!!

    Fui uma vez só pra Viena, e aprimeira coisa que fiz foi ir correndo na confeitaria mais tradicional pra comer uma Sacher Torte!
    Beijos, parabéns pelo Blog!
    Lena

    ResponderExcluir
  4. Oi Lena!! Eu ainda não comi a verdadeira, mas espero pode fazer isso um dia...e logo!!!!
    Beijos e obrigada :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Tania, estou passeando pela sua cozinha e é tudo uma beleza, receitas, imagens.
    Adoro receitas que vem com uma história de tradição, sempre é muito bom conhecer a cultura de outros países. Voltarei mais vezes.
    Parabéns pelo blog.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Lourdes, obrigada pela visita.
    Também adoro receitas que tem alguma história. Acho fascinante descobrir onde uma receita famosa foi criada, porque, quem foi o primeiro a fazê-la,etc...
    Enfim, acho que vamos nos dar bem! rsrsrs...
    Volte sempre ;)
    Bjos

    ResponderExcluir