25 de outubro de 2011

Bomba


Eu adoro bomba, mas achar uma bomba saborosa, bem feita, daquelas que fazem a gente querer comer um monte de uma só vez, é tarefa quase impossível, pelo menos aqui onde eu moro.
As bombas de vitrine de padaria, com cara de ontem, cobertura ressecada e massa amolecida, não me atraem nem um pouco.

É por isso que, quando bate aquela vontade louca de comer uma bomba, eu arregaço as mangas e corro para a cozinha!!! É fácil de fazer e não tem comparação com os exemplares que comemos por aí.
Aqui vai uma versão bem clássica de bomba com recheio de creme e 2 opções de cobertura: chocolate e caramelo.



RECEITA
Bomba de Creme com Cobertura de Chocolate e Caramelo

Ingredientes:
Massa
50g de manteiga
60ml de água
65ml de leite
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de sal
85g de farinha de trigo
2 a 3 ovos (ver preparo)

Creme de Confeiteiro
500ml de leite
100g de manteiga
230g de açúcar
1 colher (sopa) de essência de baunilha
50g de farinha de trigo
50g de amido de milho
1 colher (sopa) de pó para sorvete de creme
100ml de água
100ml de creme de leite batido tipo chantilly

Cobertura de Chocolate
150g de chocolate meio amargo
150ml de creme de leite fresco

Cobertura de Caramelo
1 xícara de açúcar refinado
1 xícara de água

Preparo:
Massa
Pré-aqueça o forno a 180°C .
Levar ao fogo o leite, a água, o açúcar, a manteiga e o sal. Quando levantar fervura, jogar na panela toda a farinha de uma vez e mexer vigorosamente até a massa formar uma bola. Voltar ao fogo mais 1 minuto mexendo sem parar. Colocar na batedeira com o batedor tipo raquete e bater 1 minuto para esfriar. Depois ir juntando os ovos um de cada vez.  Esta etapa é um pouco crítica, pois é necessário dar o ponto certo na massa. Coloque primeiramente os 2 ovos (um a um) e se necessário coloque o terceiro. A melhor forma de saber o ponto da massa é quando ela demora para cair do batedor.
Se não tiver ou não quiser usar a batedeira, você pode fazer esta etapa dos ovos na mão também, batendo vigorosamente a cada adição do ovo.
Quando estiver pronta, colocar a massa em um saco de confeitar (eu usei o bico liso médio). Sobre uma assadeira untada com manteiga, fazer bastões de aproximadamente 10cm de comprimento. Não deixar muito perto um do outro, pois eles crescem no forno.
Assar por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Só abrir o forno quando estiver bem dourada, pois ela abaixa com facilidade. Deixar esfriar antes de montar.

Creme de Confeiteiro
Em um recipiente, misturar a farinha de trigo, o amido de milho e o pó para sorvete. Juntar a água e ir mexendo sem parar e até dissolver. Fica uma massinha mole. Separar.
Colocar para ferver o leite, a manteiga, o açúcar e a baunilha. Quando levantar fervura, retirar do fogo e juntar a mistura de farinha. Com a ajuda de um batedor, mexer bastante para não formar grumos. Voltar ao fogo e cozinhar até dar o ponto (mais ou menos 3 minutos). Esfriar.
Para deixar o creme mais leve e fácil de trabalhar, adicionar chantilly batido com o auxílio de uma espátula. Colocar em um saco de confeitar com bico liso.

Cobertura de Chocolate
Picar o chocolate em pedaços pequenos e separar em uma tigela. Ferver o creme de leite fresco e juntar ao chocolate picado. Mexer até que o chocolate derreta.

Cobertura de Caramelo
Misturar a água e açúcar em uma panela. Levar ao fogo sem mexer até o ponto de caramelo desejado.

Montagem
A massa fica bem oca no seu interior e pode ser recheada de 2 maneiras:
1 - Cortar as bombas ao meio com a ajuda de uma faca. Rechear com o creme de confeiteiro.
2- Com o próprio bico de confeitar fazer 2 furos na parte de baixo da bomba e rechear.
Mergulhar o lado de cima da bomba na cobertura escolhida. 

19 de outubro de 2011

Rocambole Catalão




Adoro um dia chuvoso!!! Para mim, é o dia perfeito para me aventurar na cozinha.

Faz um bom tempo que comprei o livro Larousse das Sobremesas, mas, apesar de ter selecionado várias receitas interessantes, ainda não tinha testado nenhuma delas.
Eis que o dia de chuva inspirador me fez abrir o tal livro e logo a primeira receita que vi me chamou a atenção: Rocambole Catalão.



 

Por coincidência, era umas das selecionadas anteriormente e combinava perfeitamente com uma chuvinha e uma xícara de chá. Mãos à obra e lá fui eu!

Depois de uma massa que passou do ponto e quebrou, encarei uma segunda, que dessa vez deu certo (não falei que a chuva me inspira???)
Entre uns ajustes e outros, pois encontrei algumas falhas na receita, cheguei ao resultado. E posso dizer que valeu a pena. A massa tem um gostinho bem suave de limão siciliano que combina perfeitamente com o recheio de creme de baunilha.

Com a xícara de chá em uma mão e o rocambole na outra, curti a chuva que caía no meu jardim florido pela primavera.
E assim a tarde de sábado ficou perfeita...




RECEITA
Rocambole Catalão
Receita adaptada do livro “Larousse das Sobremesas”

Ingredientes:
Massa:
50g de manteiga
3 ovos
100g de açúcar
1 limão siciliano (raspas)
100g de farinha de trigo
Açúcar de confeiteiro para decorar

Creme de Baunilha (Creme Pâtissière)
½ litro de leite
½ fava de baunilha
½ limão siciliano (raspas) – não usei
3 gemas – usei 2
75g de açucar – usei 110g
1 colher (sopa) de amido de milho – usar 2 (eu usei 1 e ficou um pouco mole)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
30g de manteiga
70ml de creme de leite fresco

Preparo:
Massa
Pré aqueça o forno a 200°C.
Derreta a manteiga em banho-maria, sem esquentá-la demais. Reserve.
Separe as claras das gemas. Misture as gemas com as raspas de limão e o açúcar e bata na até ficar uma mistura bem clara.
Bata as claras em neve bem firme.
Adicione à mistura de gemas a farinha peneirada e as claras batidas e mexa suavemente com uma espátula. Termine incorporando a manteiga derretida. Mexa novamente até ficar homogêneo.
Coloque a massa sobre uma assadeira recoberta de papel manteiga (untar o papel). Espalhe a massa deixando a superfície bem uniforme. Leve ao forno por 10 minutos ou até que esteja levemente dourada. Quando retirar do forno vire imediatamente a massa sobre outra folha de papel manteiga. Descole a primeira folha, enrole o rocambole e deixe esfriar completamente. Enquanto isso faça o recheio.

Recheio
Bater o creme de leite fresco em ponto de chantilly. Separar.
Abra a fava de baunilha ao meio e retire as sementes com a ponta de uma faca. Ferva o leite com as sementes da baunilha e as raspas de limão. Em uma vasilha. Misture as gemas, o açúcar, o amido de milho e a farinha de trigo. Misturar bem e bata levemente até esbranquiçar um pouco. Coe o leite e adicione aos poucos sobre a mistura de gemas sempre batendo com um batedor de arame. Coloque tudo de volta à panela e deixe ferver por 2 ou 3 minutos ou até engrossar. Retire do fogo e deixe amornar. Quando morno acrescentar a manteiga batendo vigorosamente com o batedor. Adicionar o creme de leite batido chantilly mexendo suavemente com uma espátula

Montagem:
Desenrole o rocambole, espalhe o recheio uniformemente e enrole novamente. Salpicar bastante açúcar de confeiteiro para decorar.
Para dar um “charme” eu usei uma faca bem quente (esquentei na boca do foco) e fiz  pequenos “cortes” no açúcar.





16 de outubro de 2011

Problemas no Blog!!!!

Pessoal,
Estou tendo problemas na visualização das imagens no meu blog e, por causa disso, não consigo fazer novas postagens!!
Peço desculpas a todos!
Estou trabalhando para resolver este problema o mais rápido possivel.
Abraços
Tania

11 de outubro de 2011

Bolo de Banana e Gotas de Chocolate


Com esse calor, não dou conta de comer todas as minhas frutas, pois elas estragam rápido demais. Em especial as bananas! Não sei o que acontece, mas tenho a impressão de que elas passam do estado “verde e incomível” para o de “madura quase apodrecendo” em poucas horas! E foi assim mais uma vez.....
Num piscar de olhos, lá estavam elas quase “morrendo” na fruteira.

Então, resolvi que, desta vez, o destino das pobres coitadas seria outro que não a lata de lixo: viraram um lindo (e delicioso) bolinho de bananas com gotas de chocolate.

Elas merecem....e eu também :)







RECEITA
Bolo de Banana e Gotas de Chocolate
Receita adaptada do livro “Perfect Baking”


Ingredientes:
115g de manteiga em temperatura ambiente
2 bananas
85g de açúcar refinado – usei 110g
2 ovos
220g de farinha de trigo
25g de cacau em pó – usei 2 colheres de sopa
1 colher de sopa de fermento em pó
75ml de leite
100g de gotas de chocolate meio amargo - se não tiver pode usar chocolate em barra picado. Tente deixar pedaços uniformes.

Preparo:
(Eu fiz a massa na mão, mas você pode usar uma batedeira se preferir)

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Unte uma forma de 17cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha (eu usei 3 forminhas de 12cm)
Amasse as bananas com a ajuda de um garfo e reserve.
Misture a manteiga e o açúcar e bata com a ajuda de um fouet (ou na batedeira) até ficar esbranquiçada. Junte os ovos e bata mais um pouco.
Peneire a farinha com o fermento e junte à massa. Acrescente o cacau em pó e o leite. Mexa bem. Coloque a banana amassada. Mexa novamente. Por último junte as gotas de chocolate e misture.
Coloque a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 45-50 minutos ou até o teste do palito sair limpo.



6 de outubro de 2011

Focaccia


Já fiz várias receitas de focaccia e confesso que sempre fiquei um pouco decepcionada com o resultado. Mas, quando o assunto é cozinha, não sou de desistir fácil e, com um sorriso no rosto, encarei mais uma receitinha.
O preparo me deixou um pouco nervosa, pois a massa é bem mole e grudenta e achei que estava tudo perdido, mas segui em frente e quando saiu do forno, eis que encontro a perfeição no mundo das focaccias!!! Uma massa do jeito que eu gosto, alta e muito macia. E maciez aqui, para mim pelo menos, é fundamental!



Fiz uma versão bem tradicional com alecrim, sal grosso e azeitonas, mas você pode usar a imaginação e colocar o recheio que preferir.
Uma taça de vinho para acompanhar e não preciso de mais nada.....


RECEITA
Focaccia
Receita adaptada do programa “A Confeitaria” (Canal Bem Simples)

Ingredientes:
Massa
350g de farinha de trigo
28g de açúcar – usei 1 colher de sopa
265 ml de leite integral
28g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
21 g de fermento biológico fresco – usei 1 tablete e meio
6 g de sal – usei 1 colher de chá

Recheio      
200g de azeitonas fatiadas
Alecrim fresco à gosto
Sal grosso à gosto
Azeite à gosto

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Num recipiente, misture a farinha de trigo e o açúcar. Coloque metade do leite e mexa até ficar uma farofa. Esfarele o fermento em cima da massa. Sove a massa até que fique compacta.
Depois acrescente o sal e a manteiga. Coloque o restante do leite. Vá misturando os ingredientes até ficarem homogêneos. A massa é bem mole. Depois de bem misturada, coloque em uma bancada e, com o auxílio de uma espátula, sove a massa até ficar bem lisa.
Deixe a massa descansar por 20-30 minutos num recipiente com azeite no fundo. A massa cresce bastante.
Abra a massa com as mãos diretamente em uma assadeira untada com bastante azeite. Eu usei uma redonda de 25cm de diâmetro. Salpique sobre a massa os ingredientes do recheio e fure a massa com os dedos (essa etapa é fundamental quando o assunto é focaccia). Regar com azeite. Deixe fermentar até dobrar de volume, mais ou menos 60 minutos, e asse por cerca de 20-25 minutos ou até ficar levemente dourada.