30 de setembro de 2011

Sacher Torte



Há tempos venho ensaiando fazer uma Sacher Torte.
A famosa torta, especialidade da confeitaria austríaca, me encanta pela sua perfeição, delicadeza e tradição. A torta foi criada em 1832 por Franz Sacher, e, desde 1872, foi registrada pelo Hotel Sacher em Viena e se tornou especialidade do local.
Consiste em um bolo de massa de chocolate recheado com geléia de damascos e coberto com calda de chocolate amargo. A receita original é guardada a 7 chaves, mas existem inúmeras outras que tentam reproduzi-la.
Não é difícil de fazer, aliás, é mais fácil do que parece e nem sei porque demorei tanto. Devido ao sucesso aqui em casa, já estou empolgada a fazer outra!

Se quiser saber mais sobre a história da Sacher aqui ou aqui


RECEITA
Sacher Torte
Adaptada do livro “Petit Larousse do Chocolate”

Ingredientes:
Para a massa Sacher
180g de chocolate meio amargo
30g de manteiga
7 claras – fiz com 6
80g de açúcar – fiz com 110g
3 gemas
40g de farinha de trigo peneirada
20g de farinha de amêndoa peneirada

Para a calda
150ml de água
100g de açúcar
1 colher (sopa) de Kirsh – usei rum

Para a ganache
150g de chocolate meio amargo
150ml de creme de leite fresco

Para rechear
200g de geléia de damasco – usei de pêssego

Preparo:
Massa Sacher
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda com cerca de 22 cm de diâmetro.
Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Bata as claras em neve até que fiquem ligeiramente espumosas. Junte aos poucos 1/3 do açúcar e continue a bater para que as claras fiquem lisas e brilhantes. Adicione delicadamente o restante do açúcar e bata até que fiquem firmes. Acrescente as gemas, a farinha de trigo e a farinha de amêndoas e, em seguida, o chocolate com a manteiga derretidos. Despeje tudo na forma e leve ao forno por 40 minutos ou até que a massa esteja macia ao toque. Deixar esfriar antes de desenformar.

Calda
Em uma panela leve ao fogo a água e o açúcar até levantar fervura. Deixe esfriar e depois acrescente o kirsh.

Ganache
Pique o chocolate e coloque-o em uma tigela. Em uma panela, leve o creme de leite fresco ao fogo até levantar fervura e despejo-o em seguida sobre o chocolate. Misture bem e deixe descansar até a hora que a ganache possa ser facilmente espalhada.

Montagem
Corte o bolo ao meio. Embeba uma das metades com a calda, a seguir espalhe uma camada de geléia com espessura de 1cm. Cubra com a outra metade do bolo e embeba-o igualmente com a calda.
Para cobrir o bolo com a ganache, coloque-o sobre uma grade de metal e esta sobre uma tigela grande. Cubra o bolo com uma parte da ganache despejando a cobertura morna sobre o bolo de uma só vez, deixando que escorra à volta toda. (não se preocupe, o excesso de chocolate vai cair dentro da tigela e você o recupera depois). Leve à geladeira até que a ganache fique firme.
Em seguida, reaqueça o restante da ganache. Recubra o bolo já frio com a ganache quente usando o mesmo método da grade de metal. Alise a superfície com uma espátula e leve à geladeira.

24 de setembro de 2011

Bolo Alemão de Chocolate e Avelãs ... e a primavera!


O inverno é a minha estação preferida, mas não posso negar que quando o assunto é beleza, a primavera é imbatível. Colorida e perfumada, nos convida a aproveitar tudo o que a natureza oferece.

E para homenagear o início da linda estação, postei aqui algumas fotos que foram tiradas no meu jardim. Além de um bolo de chocolate e avelãs, que combina perfeitamente com um café da tarde ao ar livre. E viva a primavera!


  








E agora a receita...


RECEITA
Bolo Alemão de Chocolate e Avelãs
Receita adaptada do livro “ Perfect Baking”


Ingredientes:
175g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
115g de açúcar mascavo
50g de açúcar comum – na receita original não tem
175g de farinha de trigo
1 colher de sopa de cacau em pó
½ colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de cravo em pó
3 ovos
1 xícara de avelãs moídas
2 colheres de sopa de café forte – usei café instantâneo misturado com água
Açúcar de confeiteiro para decorar

Preparo:
Pré aqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira redonda de 19 cm de diâmetro.
Torre levemente as avelãs antes de moer.
Em um recipiente separado, misture bem a farinha de trigo com a canela e o cravo em pó. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar mascavo e o açúcar comum até ficar um creme claro e fofo. Junte os ovos um a um. Depois acrescente a mistura de farinha colocando uma colher de cada vez. Adicionar as avelãs moídas e o café.
Coloque a massa na assadeira e leve para assar por aproximadamente 45-50 minutos ou até o teste do palito sair limpo. Desenforme e decore com açúcar de confeiteiro.

21 de setembro de 2011

Paris Brest



Paris-Brest é um clássico da confeitaria francesa.

O nome tem uma origem curiosa: em 1891, um chef confeiteiro resolveu homenagear a recém-criada corrida de bicicletas que ia de Paris a Brest e criou este doce em formato redondo que representa a roda de uma bicicleta. A competição teve sua última edição em 1951, mas a receita é sucesso até hoje! É facilmente encontrada em qualquer café ou boulangerie francesa.


A massa é a Pâte à Choux (mesma massa de Bomba ou Carolina) e o recheio original é com creme de amêndoas.
Aqui, para aproveitar a época dos morangos, fiz uma versão de creme de confeiteiro e morangos frescos. Ficou bem leve. Uma delícia!


RECEITA
Paris Brest

Ingredientes:
Massa
(Rendimento aproximado 11 discos)
50g de manteiga
60ml de água
65ml de leite
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de sal
85g de farinha de trigo
2 a 3 ovos (ver preparo)

Creme de Confeiteiro
500ml de leite
100g de manteiga
230g de açúcar
1 colher sopa de essência de baunilha
50g de farinha de trigo
50g de amido de milho
100ml de água
100ml de creme de leite batido tipo chantilly

Decoração
Morangos frescos cortados em tiras
Açúcar de confeiteiro para polvilhar - usei o impalpável


Preparo:
Massa
Pré-aqueça o forno a 180°C .
Levar ao fogo o leite, a água, o açúcar, a manteiga e o sal. Quando levantar fervura, jogar na panela toda a farinha de uma vez e mexer vigorosamente até a massa formar uma bola. Voltar ao fogo mais 1 minuto mexendo sem parar. Colocar na batedeira com o batedor tipo raquete e bater 1 minuto para esfriar. Depois ir juntando os ovos um de cada vez.  Esta etapa é um pouco crítica, pois é necessário dar o ponto certo na massa. Coloque primeiramente os 2 ovos (um a um) e se necessário coloque o terceiro. A melhor forma de saber o ponto da massa é quando ela demora para cair do batedor. Quando estiver pronta, colocar em um saco de confeitar (eu usei o bico pitanga médio). Sobre uma assadeira untada com manteiga, fazer círculos de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Fazer 2 círculos um ao lado do outro e depois 2 em cima como na foto abaixo.



Assar por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Só abrir o forno quando estiver bem dourada, pois ela abaixa com facilidade. Deixar esfriar antes de montar.

Creme de Confeiteiro
Em um recipiente, misturar a farinha de trigo e o amido de milho. Juntar a água e ir mexendo sem parar e até dissolver. Fica uma massinha mole. Separar.
Colocar para ferver o leite, a manteiga, o açúcar e a baunilha. Quando levantar fervura, retirar do fogo e juntar a mistura de farinha. Mexer bastante para não formar grumos. Voltar ao fogo e cozinhar até dar o ponto (mais ou menos 3 minutos). Deixar esfriar. Para  o creme ficar mais leve e fácil de trabalhar, adicione chantilly batido com o auxílio de uma espátula.
Colocar em um saco de confeitar com bico perlê (liso).

Montagem
A massa fica bem oca no seu interior.
Cortar os círculos de massa ao meio com a ajuda de uma faca. Rechear com o creme de confeiteiro e decorar com os morangos. Colocar a tampa de cima. Polvilhar açúcar de confeiteiro para decorar.

15 de setembro de 2011

Cinnamon Roll (Caracol de Canela)


Cheirinho de canela tomando conta da casa é absurdamente bom!

Posso dizer que esta receita me surpreendeu. Não que eu duvidasse do seu potencial, pois não costumo fazer receitas que não me chamem a atenção de alguma forma, mas sabe quando você não espera demais? Afinal de contas era apenas um cinnamon rolls e achei que não poderia ir muito além disso. Mas me enganei...ela passou de “apenas um cinammon rolls” para um “DIVINO cinnamon rolls”!





Foi impossível resistir à tentação da massa deliciosamente macia e úmida, do recheio pra lá de saboroso, e do incrível perfume de canela e não avançar na assadeira assim que saíram do forno.

Devorei 3 de uma só vez e não me arrependo!




RECEITA
Cinnamon Rolls
Receita adaptada do programa “A Confeitaria” (Canal Bem Simples)

Ingredientes
Massa
600g de farinha
60g de fermento fresco
1 pitada de sal
140g de açúcar
1 ovo

Buttermilk
250ml de leite
50g de manteiga
Aquecer o leite e a manteiga até 50graus (morno)

Recheio
60g de manteiga temperatura ambiente
150g de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela
120g de nozes
100g de passas - não coloquei
Separar a manteiga e fazer uma farofa com os demais ingredientes.

Preparo
Usando uma batedeira planetária (batedor gancho) bater a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e o ovo. Deixar na velocidade baixa. Quando bem misturado, adicionar o buttermilk e aumentar a velocidade. Deixar sovando na máquina por 10 minutos até ficar bem lisa – depois de pronta a massa fica bem grudenta.
Colocar para crescer em recipiente untado com manteiga por 1 hora.
Depois de crescida, abrir em forma de retângulo usando um rolo. A mesa de trabalho deve estar untada com farinha.  
Espalhar com as mãos a manteiga sobre a massa. Por cima espalhar a farofa.
Enrolar tipo rocambole e cortar em pedaços de aproximadamente 3cm. Colocar em forma untada com manteiga e deixar crescer por 1 hora.
Levar ao forno pré-aquecido a 180°C durante 20 minutos ou até dourar.
Quando quente pincelar creme de leite de caixinha.

Obs: A massa da receita original foi feita na batedeira. È bastante prático, mas também pode ser feita na mão.

Fazendo na mão:
Misturar a farinha, o açúcar e o sal. Fazer um buraco no centro. Colocar o buttermilk, o ovo e o fermento e ir misturando. Trabalhar a massa até ficar bem lisa e elástica. Colocar para crescer em recipiente untado com manteiga por 1 hora.
Daqui para frente o processo é o mesmo.


11 de setembro de 2011

Torta Mousse de Café e Chocolate



Gente, essa torta é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA!!!
Tenho que admitir que não é a torta mais rápida do mundo de fazer. Passei minha tarde de sábado na cozinha, o que para mim não é nenhum sacrifício, mas o resultado compensou: uma mousse aveludada que derrete na boca e uma combinação perfeita de café e chocolate amargo.
Vale a pena!
Para os menos animados a passar horas na cozinha como eu, sugiro apenas a mousse de café servida em taças individuais e com raspinhas de chocolate amargo em cima. Também ficará divino!!!!


RECEITA
Torta Mousse de Café e Chocolate
Adaptada do livro “Petit Larousse do Chocolate”

Pão de Ló de Chocolate:
50g de chocolate meio amargo
50g de manteiga em temperatura ambiente
2 gemas
2 claras
20g de açúcar
25g de farinha de trigo peneirada

Calda de Café
50ml de água
40g de açúcar
1 colher de chá de café  - usei café instantâneo dissolvido em água

Mousse de Café
85g de chocolate meio amargo
175ml de creme de leite fresco
3 gemas
40g de açúcar
20 g de essência de café – usei 1 colher de chá

Cobertura
75g de chocolate meio amargo
75ml de creme de leite fresco
15g de mel - usei 1 colher de sopa

Decoração:
Raspas de chocolate (opcional)

Preparo:
Pão de Ló:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma com manteiga e farinha. (usei uma redonda de 17cm de diâmetro).
 Pique finamente o chocolate e derreta-o em banho-maria (ou microondas na potência média). Retire do banho-maria e acrescente a manteiga em temperatura ambiente, depois as gemas. Bata as claras com o açúcar até que fiquem firmes, depois incorpore-as delicadamente à mistura de chocolate. Acrescente a farinha de trigo e misture. Despeja na forma e asse por aproximadamente 15 minutos ou até o palito sair limpo. Deixe esfriar.

Calda de Café:
Em uma panela, ferva a água, o açúcar e o café. Deixe a calda esfriar.

Mousse de Café:
Pique finamente o chocolate e derreta-o em banho-maria (ou microondas na potência média) e deixe esfriar. Bata o creme de leite até que não se desprenda do batedor e leve para gelar. Em uma tigela, bata com um batedor manual as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e espessa. Acrescente a essência de café. Depois, com uma espátula flexível, acrescente aos poucos o chocolate derretido e o creme batido. Conserve na geladeira.

Cobertura:
Pique finamente o chocolate e coloque em uma tigela. Em uma panela, ferva o creme de leite com o mel, depois despeje sobre o chocolate. Misture bem.

Montagem:
Usei um aro de 17 cm.
Coloque a base de pão de ló no aro e embeba a massa com a calda de café, despeje por cima a mousse de café, igualando a superfície com uma espátula. Leve para gelar por 1 hora.
Quando gelada e firme, retire o aro e espalhe a cobertura. Leve para gelar novamente.
Opcional: decorar com raspas de chocolate

4 de setembro de 2011

Bolo de Grenoble com Nozes



Como uma boa geminiana, sou uma pessoa bastante indecisa. É sempre um dilema ter que decidir, desde as coisas mais banais do dia a dia até as mais “complexas”.
Neste caso, vocês podem imaginar quantos neurônios eu queimei para escolher a primeira receita a ser postada neste blog!!! Tinha que ser uma receita com algum significado para mim, e gostosa também, é claro! Depois de muito pensar e testar, consegui reunir tudo o que eu gostaria no Bolo de Grenoble com Nozes.

Motivos:

- A receita é francesa, e eu tenho um caso de amor com a França! (Aliás, Grenoble é uma linda cidade francesa na região do Rhône-Alpes.)
- È de um livro que não é qualquer livro para mim. É o livro mais querido entre todos da minha estante de culinária, e olha que tenho muitos! E foi através dele que iniciei a minha paixão pelos livros.
- Ganhei este livro de presente de Natal do meu marido no nosso primeiro Natal juntos, quando ainda éramos namorados.
- O bolo é delicioso, aparentemente simples, mas de um sabor intenso e marcante!


Enfim, não poderia ter receita melhor para começar.
Espero que gostem...


RECEITA
Bolo de Grenoble com Nozes
Receita adaptada do livro: "O mais belo livro da Cozinha da França" (Editora Verbo)


Ingredientes: (*)
300 g de manteiga sem sal
250g de nozes moídas
6 ovos, com claras e gemas separadas
200g de açúcar refinado
3 colheres de sopa de rum
1 colher de chá de extrato de café (ou 1 colher de chá de café instantâneo dissolvido em 1 colher de chá e água) – usei o café instantâneo
90g de farinha de rosca
(*) Fiz ½ receita. Rendeu um bolo pequeno.

Calda de caramelo:
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água
½ colher de chá de suco de limão
Nozes para decorar

Preparo:
Forno pré-aquecido a 200°C.
Unte com manteiga uma forma redonda com furo no meio de 22 cm.
Derreta a manteiga e deixe esfriar. Enquanto isso, misture as gemas com o açúcar e bata na batedeira até a mistura ficar esbranquiçada (aproximadamente 10 minutos). Incorpore a manteiga derretida, o rum, o extrato de café e misture bem. Em seguida junte as nozes e a farinha de rosca.
Bata as claras em neve juntando o açúcar aos poucos. Quando estiverem firmes e brilhantes, incorpore-as cuidadosamente à mistura de nozes. Misture bem até a massa ficar homogênea. Coloque na forma e leve para assar por aproximadamente 35 minutos ou até que fique dourada e o teste do palito saia limpo.
Caramelo:
Faça o caramelo apenas quando o bolo estiver pronto. Misture os ingredientes e leve ao fogo até formar um caramelo escuro.
Desenforme o bolo e decore com o caramelo e as nozes.



Começando....

Achei que seria fácil quando resolvi criar um blog de culinária, mas hoje posso dizer que estou vivendo um momento de diferentes emoções: medo, alegria, ansiedade....e entre continuar ou desistir desta "empreitada", resolvi seguir meu coração e me deixei levar pela certeza que eu tenho: AMO COZINHAR!!
Sempre cozinhei, desde muito nova, mas hoje como estudante de Confeitaria, encontrei meu espaço dentro da Gastronomia. Ainda não sei bem o que virá depois, por enquanto, vou dividindo com vocês minhas experiências e descobertas na cozinha.
Vai ser uma aventura e tanto!! Sejam bem vindos e vamos lá!!!